Considerada uma atividade fundamental para pessoas de qualquer idade, a caminhada representa um exercício muito importante para o corpo
Considerada uma atividade fundamental para pessoas de qualquer idade, a caminhada representa um exercício muito importante para o corpo, já que a prática gera tanto o emagrecimento saudável e queima de calorias, quanto à melhoria do condicionamento físico.
De acordo com o biomédico Rodrigo Minoru, a prática do exercício físico, no contexto geral da saúde, vai gerar uma série de benefícios independente da modalidade escolhida para a realização. “Ou seja, caminhada ou até mesmo a academia são modalidades que vão apresentar benefícios. O exercício é composto por atividades físicas estruturadas. Isso quer dizer que ele deve ter duração, frequência, intensidade e objetivos que precisam ser respeitados pelos indivíduos que forem aderir a determinado programa. E os benefícios estão diretamente relacionados com a adesão. Se uma pessoa escolhe fazer uma caminhada, essa atividade deve ser realizada de uma maneira estruturada para que esses benefícios possam aparecer”, frisa.
Entre os benefícios da caminhada, o especialista cita a melhoria do condicionamento físico e cardiorrespiratório, bem como combate alguns fatores de risco para a obesidade, por exemplo. “Ou seja, a caminhada auxilia essencialmente o processo de emagrecimento, na redução de fatores de risco para doenças como hipertensão e diabetes. E é bom sempre lembrar que os benefícios vão ser conquistados não após uma única sessão de caminhada, e sim, pela adesão e continuidade do programa ao longo de determinado período”, esclarece Minoru.
No entanto, o biomédico alerta que mesmo sendo responsável por gerar tantos benefícios à saúde, a pessoa que escolher a caminhada, ou qualquer outro exercício físico, deve seguir algumas orientações e tomar determinados cuidados. “Vale a pena fazermos uma analogia, quando uma pessoa está doente, ela procura um médico. Quando a pessoa quer começar a realizar uma atividade física ou exercício, no caso, a caminhada, o ideal é que ela procure um profissional responsável por passar as melhores informações sobre a modalidade. Então, a frequência, intensidade e duração são variáveis que devem ser ajustadas de acordo com o objetivo de cada pessoa. Para aqueles que queiram buscar condicionamento, quer começar na caminhada e evoluir para uma corrida, seja no cenário competitivo ou não, deve seguir uma faixa de treino”, ressalta.
Rodrigo Minoru destaca que para aquelas pessoas que são obesas, diabéticas e/ou hipertensas, as frequências, intensidades e durações são diferentes para cada necessidade. “Quem vai conseguir passar para cada um todas essas informações é o profissional de Educação Física, pois ele é capaz de criar um treinamento personalizado e individualizado para cada objetivo”, completa o especialista.