SAÚDE

Campanha Novembro Azul visa prevenção do câncer de próstata

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista e, até o fim de 2014, a projeção é de que 12 mil morrerão vítimas da doença

Thassiana Macedo
Publicado em 06/11/2014 às 18:39Atualizado em 17/12/2022 às 02:51
Compartilhar

O intuito da campanha Novembro Azul é conscientizar a população masculina sobre a doença e diminuir a taxa de mortalidade. Em Uberaba, a inauguração da campanha “Câncer de Próstata: é preciso tocar nesse assunto” ocorreu nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com orientações sobre o câncer de próstata e a importância da realização dos exames preventivos, na sala de espera para os atendimentos. O Hospital Dr. Hélio Angotti também já conta com a iluminação azul do prédio. Programação especial segue até dia 29.

O câncer de próstata atinge um a cada seis pessoas e fica atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista e, até o fim de 2014, a projeção é de que 12 mil morrerão vítimas da doença, em função da descoberta em estágio avançado.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, em 2012, das 10.841 mortes causadas por tumores em Minas Gerais, 1.365 (12,6%) foram por câncer de próstata. A estimativa este ano é de registrar 7.990 novos casos no Estado. O percentual é de 24,5% dos 32.560 novos casos para todos os tipos de cânceres esperados para o sexo masculino.

As taxas podem ser justificadas pelo preconceito e pela falta de informação em relação à importância dos exames preventivos da doença. “É uma campanha tão ou mais importante que o Outubro Rosa, pois os homens não têm o hábito de cuidar da própria saúde, seja por ser mais desligados ou até mesmo por preconceito. Neste ano, vamos intensificar as ações, com outras como o programa de tabagismo e aferição de pressão. Queremos voltar a atenção para a saúde do homem”, ressalta o secretário de Saúde, Fahim Sawan.

Até dia 28, a campanha segue em todas as unidades de Saúde, com o tema “Saúde do Homem em Foco”, com orientações nos grupos de Hiperdia e, também, nas salas de espera, onde serão abordados temas como tabagismo, alcoolismo, hipertensão arterial, câncer de próstata, disfunção sexual e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

Já no dia 19, evento na Praça Rui Barbosa, das 8h às 14h, o Cerest oferece informações à população sobre saúde laboral, cuidados com a saúde bucal e prevenção de doenças, orientações sobre os malefícios do tabaco e sobre os pontos de atenção na cidade para quem deseja largar o vício, realização de testes de HIV e distribuição de preservativos, pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), aferição de pressão arterial, orientações sobre a dengue, além de distribuição de panfletos sobre o câncer de próstata, realizada por alunos da UFTM.

No dia 29, a Secretaria de Saúde e o Hospital Hélio Angotti promovem o Dia de Prevenção, com mutirão contra o câncer de próstata nas Unidades Regionais de Saúde (URSs) São Cristóvão e Boa Vista, das 7h às 13h, com a realização do exame de toque e coleta de sangue para o Antígeno Prostático Específico (PSA), para homens acima de 40 anos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por