SAÚDE

Campanhas preventivas encerram ano com mais de quatro mil exames

O Hospital Dr. Hélio Angotti encerrou a campanha A Prevenção Salva Vidas de 2012, que ocorreu em Uberaba...

Publicado em 13/12/2012 às 11:47Atualizado em 19/12/2022 às 15:48
Compartilhar

O Hospital Dr. Hélio Angotti encerrou a campanha “A Prevenção Salva Vidas” de 2012, que ocorreu em Uberaba, Campos Altos, Comendador Gomes, Frutal, Sacramento e Santa Juliana, contra câncer de pele, de próstata e de mama. E o saldo chega a 4.559 atendimentos e 281 encaminhamentos de pacientes para mais exames. Somente em Uberaba foram 1.924 pessoas atendidas e 60 encaminhadas, sendo que nos outros municípios visitados pela campanha foram atendidos 2.635 homens e mulheres e encaminhadas 221 pessoas.

Em Uberaba, a ação preventiva teve como destaques as campanhas específicas para a saúde da mulher e do homem, por meio do “Outubro Rosa” e do “Novembro Azul”, respectivamente. Em outubro, o foco foi a prevenção ao câncer de mama, em que foram realizados 1.200 atendimentos, com quatro encaminhamentos. Já o mês de novembro levou 724 homens aos exames preventivos contra o câncer de próstata, com 56 encaminhamentos. “Temos organizado equipe de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para ações preventivas, alertando a população sobre a importância da detecção precoce de cânceres, como o de mama, próstata, pele e colo do útero. Entretanto, o Hospital Hélio Angotti está de portas abertas para o atendimento também fora das campanhas”, ressalta o presidente do HHA, o oncologista

Délcio Scandiuzzi.

A equipe era composta pelos médicos Délcio Scandiuzzi, Leandro Ovidio Facure de Vito e Osmar Eustáquio Ribeiro Souza, pelas enfermeiras Sandra Mara Vieira Resende Silva, Natalee Pinheiro Bonifácio e Mariana Andrade, a técnica de enfermagem Mara Lúcia Santos, o gerente de comunicação Heitor Átila e Miryam Pereira, da Rede de Proteção.

Inca. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 60% dos casos são descobertos em estágios avançados. Esta realidade aumenta os índices de mortalidade e eleva os custos dos tratamentos. Levantamento demonstra que, no caso do câncer de pulmão, a soma dos casos de óbitos e daqueles sem alternativa de tratamento chega a 41%. Ao fim do primeiro tratamento, 6% das pacientes com câncer de mama morreram e 1% estava fora de possibilidade terapêutica. O câncer de mama é o que mais mata a população feminina, com 12 mil óbitos/ano. A melhor forma de se evitar este quadro é a mamografia. Já entre as mulheres com câncer do colo do útero, esses números são de 13% em tratamento e 2% sem possibilidade de cura, cuja prevenção é a realização de exames periódicos com um ginecologista.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por