O Hospital Doutor Hélio Angotti, em parceria com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à...
O Hospital Doutor Hélio Angotti, em parceria com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femana) realiza neste mês a campanha Outubro Rosa, que chama a atenção para os cuidados que as mulheres devem ter com as mamas. As diferentes abordagens sobre a prevenção ao câncer de mama têm gerado a necessidade de esclarecimentos
às mulheres.
“A principal arma contra o câncer de mama é o diagnóstico precoce por meio da mamografia, que pode detectar tumores milimétricos, antes de se tornarem palpáveis. Recomendamos a todas as mulheres com mais de
40 anos que não deixem de fazer seus exames anualmente, sejam através dos seus planos de saúde, pelo SUS ou particulares”, conclama o médico mastologista e presidente do Hospital Doutor Hélio Angotti, Délcio Scandiuzzi.
Com 38 anos dedicados à Medicina, sendo 33 deles focados no combate ao câncer, o mastologista já atendeu mais de 30 mil pacientes devidamente registradas. Segundo explica, o autoexame da mama tem menos importância do que a mamografia em se tratando de diagnóstico precoce, mas não significa que as mulheres devem parar de se autoexaminarem. “O autoexame vem de uma época em que não existiam exames como a mamografia e o ultrassom. O autoexame permite à mulher constatar nódulos maiores do que 1 cm, mas o ideal é a detecção na fase inicial. Conhecer sua própria mama é importante também e o autoexame permite isso. Mas o diagnóstico precoce por meio da mamografia pode evitar a perda da mama”, esclarece o médico.
Délcio Scandiuzzi lembra que cada caso tem suas próprias características, o que indica a necessidade do exame clínico anual com um médico. Além da mamografia, se há dúvidas, exames complementares como o ultrassom também auxiliam nas decisões. Às mulheres com menos de 40 anos recomendam-se os mesmos cuidados, se houver histórico familiar da doença, ou exames de biópsias prévias solicitados mais de uma vez para sanar dúvidas.
O Hospital Doutor Hélio Angotti realiza cerca de oito mil mamografias por ano. De 2010 para 2011 houve aumento de 212% nas mamografias devido a uma demanda reprimida e ao fato de a instituição ter se reorganizado, possibilitando este serviço. Em nível nacional, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) projeta mais de 52 mil novos casos de câncer de mama para 2012. Mundialmente, o câncer de mama representa cerca de 30% dos casos de câncer feminino.