SAÚDE

Câncer de mama deve atingir mais de 52 mil mulheres em 2012

O câncer de mama é hoje o mais comum nas mulheres, depois do de pele não melanoma. E é para reverter essa...

Publicado em 10/10/2012 às 16:22Atualizado em 19/12/2022 às 16:57
Compartilhar

Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2012, estima-se que o Brasil tenha 52.680 novos casos de câncer da mama, com o risco aproximado de 52 casos a cada

100 mil mulheres. O câncer de mama é hoje o mais comum nas mulheres, depois do de pele não melanoma. E é para reverter essa triste estatística que empresas, entidades e a população em geral se mobilizam no mês de outubro para alertar a todos sobre os cuidados e a importância do diagnóstico precoce.

De acordo com a oncologista clínica do Centro Oncológico do Triângulo (COT), Zaíra Medeiros, o câncer de mama está surgindo em pessoas mais jovens. “O câncer de mama vem sendo diagnosticado cada vez mais em pessoas jovens, e quanto mais jovens, maior a agressividade desse câncer. Por isso, é importante fazer o autoexame em todas as idades, pelo menos uma vez ao mês e após os 40 anos fazer a mamografia anualmente”, diz.

Dentre os sintomas da doença estão o nódulo palpável (caroço) no seio ou na axila, acompanhado ou não de dor mamária, ou alterações mais graves na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante à casca de laranja e secreção no mamilo.

Outubro Rosa. Celebrado em diversos países mundo afora, o Outubro Rosa é um movimento popular que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula empresas, população e entidades a participarem, colorindo suas fachadas com luzes cor de rosa e colocando o símbolo da campanha, que é o laço da mesma cor.

Hoje, sabe-se que entre os vários tipos de câncer, o de mama tem grandes chances de cura, chegando a mais de 90%, quando detectado precocemente e o tratamento feito de maneira correta. Para isso, é fundamental a promoção da prevenção. “O Outubro Rosa tem como foco principal a prevenção do câncer de mama. Como tratamos pacientes com esse perfil, nós nos sentimos na responsabilidade de incentivar também a prevenção e o cuidado, para que, quando for diagnosticado qualquer tipo de câncer, o tratamento seja feito em seu estágio inicial, melhorando os índices de cura. É dever nosso apoiar essa causa e incentivar ações preventivas, lembrando às mulheres de ficarem atentas não só ao câncer de mama, mas à qualidade de vida e aos fatores de risco que levam a essa doença”, ressalta a oncologista.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por