SAÚDE

Câncer de tireoide é mais frequente nas mulheres

Estima-se que cerca de 60% a 70% das mulheres na faixa etária de 30 a 50 anos possuem algum nódulo na tireoide e que em torno de 90% são benignos

Publicado em 11/02/2012 às 09:35Atualizado em 17/12/2022 às 08:18
Compartilhar

Segundo o Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, embora o câncer de tireoide seja o tipo mais raro, ele não pode ser esquecido, justamente porque, ao ser diagnosticado precocemente, aumenta as chances de cura. A doença é duas vezes mais frequente entre as mulheres do que nos homens.

Cirurgião de cabeça e pescoço, especialista em tratamento de câncer da tireoide, Rogério Tiveron explica que a glândula tireoide é um órgão do sistema endócrino humano localizado na região central e inferior do pescoço. A glândula é produtora dos hormônios tireoidianos (T3 e T4) responsáveis pelo controle do metabolismo.

O câncer de tireoide não é um tumor comum, representando 1% a 2% de todos os cânceres. Porém, é o tipo de câncer endócrino mais comum, cuja incidência vem aumentado. O especialista afirma que o fenômeno é explicado pelo crescimento do número de diagnósticos precoces através de exames de tireoide sem que o paciente tenha alguma queixa relacionada.

“O câncer de tireoide manifesta-se geralmente com um nódulo palpável na região da base do pescoço. Sintomas como dor cervical, rouquidão e falta de ar estão presentes apenas nos estágios avançados da doença. Em muitos casos, porém, a doença é diagnosticada por exames médicos de rotina, sem a presença de sintoma, quando o médico, em geral ginecologistas, clínicos gerais ou endocrinologistas, ao solicitarem ultrassom do pescoço, deparam-se com a presença de nódulo na tireoide”, revela Rogério Tiveron.

Embora ainda não tenha se tornado um consenso entre cirurgiões, ginecologistas e endocrinologistas, o especialista aconselha que toda mulher na faixa de 30 a 50 anos de idade realize ultrassom de tireoide. Constatada a presença de nódulos suspeitos, a paciente deve realizar a punção aspirativa, procedimento destinado à investigação do tipo de nódulo. “Este exame pode fazer o diagnóstico precoce do câncer por detectar nódulos que ainda não são palpáveis no exame clínico”, frisa o cirurgião.

Estima-se que cerca de 60% a 70% das mulheres na faixa etária de 30 a 50 anos de idade possuem algum nódulo na tireoide. E sabe-se que cerca de 90% dos nódulos da tireoide são totalmente benignos. Por isso, as pessoas nunca devem ter medo de procurar o médico ao sentir a presença de um caroço no pescoço, pois é preferível detectar a doença quando as chances de cura são de quase 100% do que esperar o avanço do problema. “O exame da punção é muito preciso e pode diagnosticar a presença do câncer ou a suspeita de se tratar de um nódulo maligno. Para essas duas situações é recomendado o tratamento cirúrgico. Nódulos benignos também podem ser tratados por cirurgia, se forem grandes, causando desconforto no paciente, se apresentar crescimento com o tempo ou se o paciente tiver queixas estéticas”, completa Rogério Tiveron.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por