São várias as situações que podem engatilhar a dor de cabeça tipo tensional, entre elas trabalhar ou permanecer em frente ao computador por longos períodos, má postura, flexão prolongada do pescoço
Permanecer em frente ao computador por longo tempo é prejudicial
A dor de cabeça ou cefaleia, como é conhecida pelo meio médico, em geral, é desencadeada quando o indivíduo está sob pressão, ansioso ou cansado. Esse tipo de dor é manifestado de maneira latejante, mas sem que haja fator de melhora.
Muitos indivíduos sofrem com essa apresentação, que é denominada como cefaleia tensional. Ela se manifesta como um incômodo, de média intensidade, que pode acometer qualquer parte da cabeça. A principal causa desse tipo de dor de cabeça está relacionada às tensões musculares, que podem acometer a cabeça, o pescoço, a nuca e o couro cabeludo.
A cefaleia tensional é dividida em dois tipos. A episódica não é tão grave e, geralmente, é desencadeada por determinadas situações. Assim, é possível identificar a fonte de estresse. Já a tensional crônica apresenta uma grande variação de sinais e sintomas. Em geral, após ser iniciada, pode durar até 24 horas.
São várias as situações que podem engatilhar a dor de cabeça tipo tensional, entre elas trabalhar ou permanecer em frente ao computador por longos períodos, má postura, flexão prolongada do pescoço, tensão nos olhos, estresse e ansiedade.
Dicas simples podem ajudar a reduzir e a prevenir os sinais, como fazer pequenos intervalos durante o trabalho, em especial indivíduos que realizam longos serviços em frente ao computador; alongar antes e depois do expediente do trabalho; aliviar o estresse com a realização de atividades relaxantes, como o ioga, o Pilates e massagem, além da melhora da postura.
Vale ressaltar que, caso a dor persista, é preciso procurar atendimento médico especializado o quanto antes.