SAÚDE

Ceia individual e nada de ar condicionado: confira as recomendações da Fiocruz para o Natal

Publicado em 16/12/2020 às 16:40Atualizado em 19/12/2022 às 05:47
Compartilhar

Em meio ao aumento expressivo de casos e óbitos pela Covid-19 no Brasil, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou cartilha com orientações de segurança para as festas de fim de ano. O material reúne orientações sobre a preparação dos alimentos, organização do ambiente e outras medidas gerais de proteção para as festividades, que são recomendadas para que aconteçam em casa. 

A produção do material contou com colaboração do Observatório Covid-19 da Fiocruz e de outros especialistas da instituição. "A forma mais segura de passar o Natal e o Réveillon é ficar em casa e celebrar apenas com as pessoas que moram com você", indica a cartilha.

Vale lembrar que no fim do ano perde efeito o atual decreto municipal que organiza as recomendações municipais no enfrentamento à Covid-19 em Uberaba. Ainda sem perspectiva de novas orientações, há um alerta especial das forças de saúde para conscientizar a população a não realizar festas de réveillon e aglomerações a partir da meia-noite do dia 1º de janeiro.

Recomendações gerais

Para diminuir os riscos, recomendam usar máscara sempre que não estiver comendo ou bebendo, ter um saco para guardar a máscara, mantê-la seca e limpa entre os usos, além de ter uma extra. Também é indicado evitar aglomerações e manter distância de pelo menos 2 metros de outras pessoas, preferir locais abertos e evitar uso do ar-condicionado, lavar as mãos com frequência, não compartilhar objetos como talheres e copos e higienizar as mãos após tocar em objetos compartilhados com outros convidados.

O documento elaborado pela Fiocruz reafirma que as pessoas com sintomas da Covid-19 ou com diagnóstico confirmado ainda no período de 14 dias desde os primeiros sintomas, ou também aguardando resultado não devem se juntar a outras pessoas nas festas de fim de ano. O isolamento domiciliar deve ser mantido nesses casos.

Quem também não deve participar de reuniões com outras pessoas são aqueles que fazem parte do grupo de risco ou moram com quem faça.

Ambiente e convidados

A cartilha orienta que o número de convidados deve ser limitado de acordo com o tamanho do espaço para que as pessoas consigam manter o distanciamento de dois metros entre si. Vale lembrar que o decreto municipal autoriza reuniões familiares com até 30 pessoas em Uberaba. 

Além disso, a Fiocruz desaconselha os convidados a se sentarem juntos na hora da ceia.  Os espaços podem ser organizados reunindo as pessoas que moram juntas. Ainda, é recomendado ter sabão e papel para secar as mãos no banheiro, evitando toalhas de pano, e lixeiras com pedal para que não seja necessário colocar a mão na tampa. Álcool em gel deve ser disponibilizado nos ambientes.

A cartilha também recomenda evitar compartilhar a ceia, orientando que cada convidado leve sua própria comida e bebida. Caso não seja possível, é importante lavar as mãos antes de cozinhar e usar máscara durante o preparo.

Há, ainda, a recomendação para que as bebidas sejam disponibilizadas em embalagens individuais em baldes com gelo para que as pessoas possam se servir sozinhas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por