SAÚDE

Cerca de 60% das crianças já se vacinaram contra poliomielite

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite se encerra nesta sexta-feira, dia 21, data limite para que os pais levem as crianças

Thassiana Macedo
Publicado em 20/06/2013 às 00:18Atualizado em 17/12/2022 às 09:31
Compartilhar

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite se encerra nesta sexta-feira, 21, data limite para que os pais levem as crianças de seis meses a menores de cinco anos para tomar a vacina. O balanço parcial do Ministério da Saúde indica que 8 milhões e 400 mil crianças foram vacinadas até o momento. A meta é atingir 95%. Em Uberaba, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde sobre as vacinas aplicadas até terça-feira, 17, 10.070 crianças já estão imunizadas. Ainda conforme a pasta, o público alvo total do município é de 17.196 crianças, sendo que 1.314 (66,13%) menores de um ano e 8.756 (57,57%) crianças a partir de um e menores de cinco anos já foram vacinadas.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, Carla Domingues, destaca que os números estão dentro dos objetivos traçados, mas ressalta a importância de os pais ou responsáveis levarem as crianças aos postos para tomar a dose da vacina. “Ainda dá tempo de tomar a gotinha para proteger as crianças da paralisia infantil e ajudar o país a ficar livre do poliovirus selvagem”, afirma.

Segundo a coordenadora, para repetir o sucesso das campanhas anteriores, é preciso que os pais e responsáveis levem as crianças aos postos até a próxima sexta. “É fundamental também que os pais não se esqueçam da caderneta de vacinação, para que o profissional de saúde possa avaliar a situação vacinal da criança, considerando o esquema sequencial”, explica.

O último caso registrado de poliomielite no Brasil foi há 24 anos e o País mantém o certificado emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de erradicação da poliomielite. Mesmo assim, é fundamental manter as crianças imunizadas para evitar a entrada do vírus de outros países. Vale lembrar que não existe tratamento contra a paralisia infantil, sendo que a vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. Crianças com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia podem receber as gotinhas. Já crianças com infecções agudas, febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, recomenda-se a consulta a um médico antes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por