SAÚDE

Chance de cura ultrapassa 90% quando há diagnóstico precoce

O Hospital Dr. Hélio Angotti e a Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, também lançaram a campanha Novembro Azul 2013

Thassiana Macedo
Publicado em 09/11/2013 às 21:23Atualizado em 19/12/2022 às 10:17
Compartilhar

O Hospital Dr. Hélio Angotti e a Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, também lançaram a campanha Novembro Azul 2013. O objetivo é chamar a atenção para a saúde do Homem, com eventos até o fim do mês, quando acontece o Mutirão de Combate ao Câncer de Próstata, programado para dia 30.

Na entrada do Hospital, na UFTM, e na Aciu, a decoração já está azul, uma faixa alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer e toda a decoração é dominada pelo azul, que reforça o apelo de prevenção focado na população masculina. Alertas sobre doenças sexualmente transmissíveis, testes de glicemia e aferição de pressão arterial fazem parte das atividades desenvolvidas ao longo do mês de novembro. “O câncer de próstata não tem um fator de prevenção específico. O importante é fazer o diagnóstico precoce para o paciente ser tratado curativamente”, explica o urologista Osmar Eustáquio Ribeiro de Souza, do Corpo Clínico do Hospital de Câncer de Uberaba.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam 60 mil novos casos da doença em 2012. As chances de cura são de mais de 90%, se o tumor for descoberto no início. No Ambulatório de Especialidades do Hospital Dr. Hélio Angotti, na rua Amaro Ferreira, nº 145, onde o urologista atende, entre cada 30 pacientes com câncer urológico 25 tem a doença na próstata, relata o médico. De acordo com o urologista, o exame deve ser feito anualmente por todos os homens acima de 45 anos e, caso seja negro ou tenha histórico de câncer de próstata na família, a partir dos 40.

No entanto, segundo a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, o tema do Novembro Azul deste ano é “Não importa o tipo de homem que você é; seja do tipo que cuida da saúde”. Para o professor Ricardo Jader Cardoso, do curso de Enfermagem da UFTM, é fundamental alertar a sociedade que o homem não é afetado apenas pelo câncer de próstata, mas por todos os problemas. “Esse tema busca conhecer e transmitir informações ao homem sobre a questão do cuidado, pois ele se cuida muito pouco e por isso apresenta maior índice de morte do que as mulheres. O homem não pratica atividade física e muitas vezes acredita que não vai adoecer. Geralmente, tem medo de descobrir a doença, porque é o chefe e o sustento da família, Não se preocupa em procurar os serviços de saúde. E, com relação ao câncer de próstata, há o grande preconceito em buscar o conhecimento e a prevenção dessa doença, embora este tipo de câncer não seja o que mais mata o homem no país”, alerta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por