SAÚDE

Chocolate amargo pode ajudar a combater aterosclerose

Pesquisa publicada na revista Faseb e divulgada no Brasil pelo jornal O Globo sugere que o consumo de chocolate amargo ajuda a restaurar a flexibilidade das artérias

Thassiana Macedo
Publicado em 06/03/2014 às 11:47Atualizado em 19/12/2022 às 08:45
Compartilhar

Arquivo

Para Danyela Gerolin, o chocolate amargo é a opção oferecida no mercado

Pesquisa publicada na revista Faseb e divulgada no Brasil pelo jornal O Globo sugere que o consumo de chocolate amargo ajuda a restaurar a flexibilidade das artérias e evita que as células brancas grudem nas paredes dos vasos sanguíneos. Tanto a rigidez arterial quanto a adesão das células brancas do sangue são conhecidos fatores que desempenham papel significativo na aterosclerose. Os cientistas também descobriram que o aumento do teor de flavonoides do chocolate escuro não alterou esse efeito, só um pouco do sabor.

Por isso, a nutricionista Danyela Gerolin relata que o chocolate amargo é a melhor opção dentre os muitos oferecidos no mercado. “Esse tipo de chocolate possui ainda alta concentração de catequinas, encontradas no cacau. Essas substâncias agem nas artérias, promovendo, entre outros benefícios, o controle da pressão arterial”, destaca.

A especialista ressalta que o chocolate possui substâncias estimulantes, como a teobromina e a cafeína, em uma proporção de dez para 1, e tem efeito positivo no organismo quando consumido. “A teobromina, assim como a cafeína, é conhecida por seu efeito estimulante no sistema nervoso central. O chocolate contém pouca cafeína. Há menos de 10 miligramas de cafeína em uma barra de chocolate ao leite. Uma xícara de café, por exemplo, contém entre 65 e 150 miligramas de cafeína. Algumas pessoas, na maioria mulheres, têm uma tendência a comer muito chocolate depois de abalos emocionais. Isso pode ser explicado devido ao fato de o chocolate produzir componentes que agem sobre a serotonina e a dopamina, substâncias responsáveis pela regulação do humor e dos comportamentos compulsivos, atuando em casos de depressão, TPM e ansiedade, além de estimular o prazer e o bem-estar”, explica.

Ela lembra, ainda, que o chocolate possui alto teor de carboidratos, gerando a sensação de saciedade e tranquilidade, pois facilita o transporte do triptofano pelo organismo. Essa substância no chocolate serve para produzir serotonina, que é responsável pela sensação de bem-estar. A nutricionista completa dizendo que os efeitos antioxidantes do chocolate se devem à presença de polifenóis em sua composição. “A qualidade dos antioxidantes do chocolate amargo é maior que a do chocolate ao leite. Assim, o chocolate amargo possui maior capacidade de prevenir a oxidação das lipoproteínas consideradas as vilãs da saúde”, esclarece.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por