A blefaroplastia normalmente é realizada com anestesia local com sedação e o procedimento dura por volta de 40 minutos a 1 hora e meia
Os olhos são uma das partes do corpo mais admiradas. Não é à toa que dizem que os olhos são a janela da alma. Porém, independente da cor ou formato, com o passar dos anos é comum que as pálpebras apresentem flacidez ou que se formem aquelas bolsinhas de gordura logo abaixo dos olhos e, com isso, a beleza deles pode ser prejudicada, e em alguns casos, o excesso de pele nas pálpebras pode até fazer mal para a visão.
Sabendo disso e dispondo da tecnologia hoje disponível na área de Medicina, uma das cirurgias plásticas mais procuradas por pessoas acima dos 30 anos é a blefaroplastia. “Esse procedimento melhora o aspecto das pálpebras superiores e inferiores, elimina bolsas de gordura, rugas e flacidez – e com isso rejuvenesce a região em torno dos olhos”, explica o cirurgião plástico Alderson Luiz Pacheco.
A blefaroplastia normalmente é realizada com anestesia local com sedação e o procedimento dura por volta de 40 minutos a uma hora e meia. “Muitos pacientes aproveitam para associar a blefaroplastia com a rinoplastia (cirurgia no nariz) ou com o lifting facial”, diz Pacheco.
Assim como o procedimento da blefaroplastia é curto, sua cicatriz é extremamente discreta e fica localizada exatamente na dobra da pálpebra superior – ou seja, aquela parte que fica escondida quando o olho está aberto. “No caso das cirurgias feitas nos cílios inferiores, a cicatriz fica bem embaixo deles, quase imperceptível”, comenta Pacheco. Ele ressalta que o aparecimento de queloides é muito raro nessa região.
Após o procedimento, os primeiros resultados já aparecem na primeira semana, porém, eles se tornam mais evidentes apenas após o inchaço normal da cirurgia. “Melhores resultados aparecem entre dois e três meses após o procedimento, que só estarão completos após um ano”, diz.
Os resultados variam dependendo da firmeza da pele na região, ou seja, quanto mais rígida a pele estiver, mais tempo o procedimento irá durar. O especialista lembra que, assim como qualquer cirurgia, a blefaroplastia pode oferecer riscos à saúde. “Por isso é tão importante procurar um especialista habilitado para realizar o procedimento”, alerta Pacheco. Ele comenta que, após o procedimento, os olhos podem ficar secos temporariamente, exigindo o uso frequente de colírios.