SAÚDE

Clareamento dental eficaz exige orientação do dentista

Com a idade é natural que os dentes escureçam, mas há também outros fatores que favorecem o escurecimento da dentina, camada que vem logo abaixo do esmalte...

Publicado em 09/02/2013 às 11:20Atualizado em 19/12/2022 às 14:47
Compartilhar

Com a idade é natural que os dentes escureçam, mas há também outros fatores que favorecem o escurecimento da dentina, camada que vem logo abaixo do esmalte e que dá a cor ao dente. Medicamentos, traumas, tratamentos de canal feitos de forma inadequada, pigmentações por restaurações antigas principalmente o amálgama, alimentos e bebidas com corante, assim como o cigarro são alguns dos hábitos que levam ao problema. Porém, apostar em cremes dentais ou fitas clareadoras vendidas em farmácias e supermercados é um risco à saúde bucal.

O cirurgião-dentista Hugo Giovanni Motta Benedetti explica que, se o escurecimento for ocasionado por problemas de canal, é preciso abrir o dente e remover a causa para que o dentista possa fazer o clareamento por dentro. “Se for só escurecimento de dentina, um clareamento resolve. No caso das pigmentações externas, geralmente é feito um jateamento de bicarbonato de sódio e polimento do dente, mas cada fator de escurecimento necessita de um tratamento diferenciado”.

O especialista chama a atenção para o recorrente lançamento de produtos “milagrosos”, que prometem resolver todos os problemas bucais. Hugo Bichuetti alerta que prejuízos podem acontecer pela falta de fiscalização das indústrias farmacêuticas pelos órgãos competentes. “São propagandas enganosas que induzem à automedicação. As indústrias fazem propagandas em que um simples tubo de creme dental ou enxaguante bucal resolve problemas de gengivite, cálculo dental, clareiam dentes e, ainda, deixam um sorriso perfeito. Lançaram recentemente uma fita clareadora que promete dar resultados em três dias de uso. Mas, se um tubo de creme dental de R$ 3,00 resolvesse um quadro de gengivite e clareasse os dentes, não haveria necessidade de dentistas investirem em estudos e equipamentos”, frisa. 

Hugo Benedetti alerta que é de extrema importância que as pessoas procurem um dentista, façam uma avaliação para um diagnóstico preciso e inicie o tratamento mais indicado. “Para problemas de gengivite deve ser feita a remoção de tártaro com sondas periodontais ou a remoção ultra-sônica de placa bacteriana com jato de bicarbonato. Se necessário, o dentista irá prescrever um medicamento tópico para bochechos. Para clareamento é preciso saber a causa do problema para a solução mais adequada”, esclarece. Com a descoberta da causa, é possível manter o clareamento por mais tempo ou evitar a evolução de doenças graves.

A fita clareadora utiliza o mesmo produto que os dentistas, que é o peróxido de hidrogênio a 10%, porém o dentista utiliza várias concentrações e outros produtos, de acordo com a causa do escurecimento, com proteções para a gengiva e a mucosa em geral. “Esse gel pode causar desde uma simples ardência até mesmo queimaduras na gengiva e necrose”, completa. O cirurgião-dentista alerta que pessoas com gengivite, cáries, cálculo dental e placa bacteriana não podem usar o produto, que interfere no tratamento e pode aumentar muito a sensibilidade dental. Por isso, é necessária uma avaliação antes da aplicação do mesmo.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por