Até a implantação do programa, o acesso à mamografia de rastreamento era realizado por meio do preenchimento de uma requisição física (documento impresso), que era entregue à mulher após uma consulta médica. Feitos os exames, os laudos são enviados para a Unidade de Saúde de referência indicada na requisição. Para facilitar o diagnóstico do câncer de mama há agora um sistema de classificação que estabelece o fluxo e a prioridade no atendimento das mulheres em função dos resultados.
Todos os resultados do exame de mamografia são disponibilizados com os adesivos informando a classificação do exame e o procedimento a ser realizado.
As pacientes que apresentarem diagnósticos com cerca de 70% chances de confirmação de câncer de mama serão encaminhadas às unidades de referência. Em casos de resultado benigno, a mulher deve ser orientada a realizar a mamografia semestralmente. Já aquelas que apresentarem resultado normal serão orientadas a realizar a mamografia a cada dois anos.
A estratégia de classificar os estágios da doença é importante para agilizar o início de tratamento da mulher com o câncer de mama. Atualmente, 29% das mulheres que recebem um diagnóstico de câncer já o recebem tardiamente. O objetivo do programa é evitar que isso ocorra. Para acessar o formulário pela internet basta entrar em
www.facebook.com/saudemg e clicar em Outubro Rosa.