Conforme previsão do tempo, a estimativa para toda a semana é de baixa umidade do ar e alta incidência de raios UV. Com isso a pele e os cabelos tendem a ficar ressecados
Arquivo
Para evitar cabelos ressecados e danificados nesta época do ano, a recomendação é hidratá-los
Conforme previsão do tempo, a estimativa para toda a semana é de baixa umidade do ar e alta incidência de raios UV. Com isso a pele e os cabelos tendem a ficar ressecados e os lábios rachados. Além do clima seco, as pessoas tomam banhos ainda mais quentes e mais longos neste período, o que diminui consideravelmente a oleosidade protetora da pele.
Segundo a fisioterapeuta dermato funcional, Maria Aparecida Ramos, o tempo seco, quente e poeirento são fatores altamente prejudiciais à beleza e à saúde, pois tampa os poros evitando que a pele respire, além de prejudicar o funcionamento dos pulmões, já que a poeira entra pelas vias respiratórias gerando inúmeras queixas de alergias, rinites e sinusites, bem como dificuldades para respirar e tosses. Por isso, ela recomenda que o principal cuidado nesta época do ano é hidratação. “É ingerir muita água. As pessoas dizem que bebem refrigerantes e suco, mas não é a mesma coisa. Quanto ao suco, o organismo ainda vai absorver proteína, açúcar ou outros componentes, para depois separar a água. Bebendo a água, o corpo já vai absorvê-la imediatamente, ficando hidratado”, completa.
A falta de umidade do ar, poluição, calor e o tempo seco também são fatores que prejudicam os cabelos. Segundo a fisioterapeuta dermato funcional Maria Aparecida Ramos, os fios também sofrem com esta sujeira, pois o couro cabeludo fica sem oxigenação e acaba produzindo muito sebo. “Esse sebo, quando fica depositado no couro cabeludo, gera caspas, dermatite seborréica, os cabelos ficam ressecados e com ponta dupla ou tripla. Ou seja, esse tempo prejudica bastante o cabelo”, explica.
Por isso, a especialista fornece algumas recomendações que vale para o ano todo, mas especialmente para esta época do ano. “O segredo é usar o xampu próprio para cada tipo de cabelo, para mantê-lo limpo, e o local de guardar o produto”, alerta Maria Aparecida. Ela revela que a maioria das pessoas deixa o xampu e o condicionador no banheiro, um local adequado para a proliferação de fungos e bactérias. Há aqueles que compram um produto grande para toda a família usar, mas nem todos têm o mesmo tipo de cabelo, que pode ser oleoso ou seco, por exemplo. “Com esse tempo, a pessoa está com a imunidade mais baixa e lava os cabelos com esse xampu, guardado já há algum tempo no banheiro quente e úmido, ou até diluído em água, geralmente da torneira. Tudo isso vai depor contra a integridade do cabelo, tanto do fio quanto do couro cabeludo”, completa.
A fisioterapeuta alerta que o ideal é guardar o xampu e o condicionador em um local limpo, seco e arejado para que esteja livre de fungos e bactérias, evitar colocar água para diluir e fazer render mais o produto, já que a água também pode possuir microorganismos não apropriados para a limpeza e tratamento do cabelo e do couro cabeludo.