SAÚDE

Cólera exige cuidados com a higiene e alimentação

A ingestão de água ou alimentos contaminados, são fatores que facilitam a disseminação da cólera

Publicado em 03/11/2010 às 11:52Atualizado em 20/12/2022 às 03:25
Compartilhar

A ingestão de água ou alimentos contaminados, principalmente por condições deficientes de saneamento básico, são fatores que facilitam a disseminação da cólera, uma forma assintomática ou oligossintomática de diarreia. Esta infecção intestinal, causada pelo vibrião colérico, pode se manifestar de forma leve, causando diarreias leves, ou até mesmo de forma grave, com diarreia intensa. Outros sintomas sã vômitos, dor abdominal e câimbras.

Algo que não pode ser desprezado ocorre na cadeia epidemiológica da doença. A elevada ocorrência de doentes assintomáticos (portadores da doença que não têm os sintomas) torna importante seu papel na cadeia de transmissão.

No Estado, não há registro de casos de cólera desde a década passada. Os últimos casos foram registrados em 1999, no município de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha.

A referência técnica em Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Renata Boldrini, conta que, muitas vezes, o doente, por não saber que está contaminado, facilita a propagação da cólera. “Além disso, o biótipo El Tor da doença persiste na água por muito tempo, o que aumenta sua probabilidade de manter a transmissão e circulação”, completa.

A técnica aponta para os riscos que áreas com condições sanitárias precárias implicam e indica soluções para o problema: “Onde não existe um bom sistema de abastecimento de água potável para as comunidades, o risco de circulação é bastante elevado. Logo, o principal instrumento para o controle da cólera é prover as populações que estão sob risco de adequada infraestrutura de saneamento (água, esgotamento sanitário e coleta e disposição de lixo)”.

A SES-MG, por meio do Departamento de Doenças e Agravos Transmissíveis, aconselha os municípios a fazerem o monitoramento das doenças diarreicas agudas por meio das Unidades Sentinelas de Vigilância, para que haja diagnóstico precoce, o que facilita na investigação dos casos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por