SAÚDE

Comissão da Câmara aprova exigência de bula detalhada em remédios manipulados

O texto aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania segue agora para análise de senadores

Thassiana Macedo
Publicado em 11/11/2013 às 11:27Atualizado em 19/12/2022 às 10:16
Compartilhar

Deputados aprovaram proposta para que medicamentos manipulados só possam ser vendidos com a bula, que deve informar ao consumidor indicações e contraindicações, precauções e advertências, composição do produto e dados técnicos, além de orientações sobre o uso durante a gravidez. A medida estava prevista em dois projetos de lei que tramitavam na Câmara dos

Deputados, e um substitutivo apresentado na Comissão de Seguridade Social e Família reuniu os objetivos da proposta. O texto aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania segue agora para análise de senadores.

Conforme proposta (Projeto de Lei 808/11), da deputada Rosane Ferreira (PV-PR), as substâncias manipuladas por farmácias podem provocar alto risco para o ser humano, como psicotrópicos, anfetaminas e ansiolíticos. Segundo ela, os medicamentos manipulados, que hoje são comercializados sem informações detalhadas, apenas com dados básicos sobre sua composição química, têm de seguir a mesma obrigatoriedade que existe para remédios industrializados.

Muitos desses medicamentos manipulados têm a mesma composição daqueles que são industrializados e, consequentemente, efeitos colaterais e resultados semelhantes e deve ser informado. A proposta só não foi contemplada em um pont o que estendia a obrigação para ervanários. Uma das mudanças feitas pelo projeto substitutivo aprovado hoje excluía da medida os estabelecimentos que vendem plantas medicinais. (TM)

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por