SAÚDE

Comprar por impulso tem relação com dificuldade de tomar decisões

Conclusão é de pesquisa realizada nas 27 capitais e divulgada recentemente pelo portal de educação financeira Meu Bolso Feliz, em parceria com o Sistema de Proteção ao Crédito

Thassiana Macedo
Publicado em 04/06/2014 às 18:48Atualizado em 19/12/2022 às 07:28
Compartilhar

Pelo menos 53% dos brasileiros compraram por impulso nos últimos 3 meses. A conclusão é de uma pesquisa realizada nas 27 capitais e divulgada recentemente pelo portal de educação financeira Meu Bolso Feliz, em parceria com o Sistema de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O hábito de comprar por impulso é a principal justificativa apresentada pelas pessoas ou famílias endividadas no Brasil. No entanto, o problema não é tão simples, pois envolve questões psicológicas, geralmente, mal resolvidas.

O levantamento também procurou identificar com quais produtos os brasileiros mais gastaram desnecessariamente nos últimos 90 dias. Itens como roupas (29%) e calçados (19%) lideram a lista de compras supérfluas, seguidos por eletrônicos/celulares (18%) e perfumes/cosméticos (12%). Entre as mulheres, a preferência por roupas e calçados é ainda maior: atinge 33% e 19% dos casos, respectivamente. Do lado masculino, além das despesas com roupas (24%), a aquisição de produtos eletrônicos ganha destaque (26%).

De acordo com o psicólogo clínico André Luiz Moreno, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e professor do curso de Psicologia da UFTM, muitas vezes as compras por impulso acontecem por dificuldades que todos nós temos em tomar decisões. “Nosso cérebro tem capacidade limitada para processar informações e, por esse motivo, as decisões que deveriam ser racionais são fortemente influenciadas por componentes emocionais. Assim, em alguns momentos acabamos adquirindo coisas que queremos, mas que não necessitamos”, esclarece.

Nesses casos, o especialista afirma que é importante avaliar o processo de decisão antes da compra, para conseguir analisar racionalmente se o item desejado é necessário. “Caso contrário, a pessoa tende a se manter refém de decisões emocionais que, quando acumuladas, podem comprometer de maneira decisiva as finanças. Em outros casos, porém, não só o processo de tomadas de decisão está prejudicado. Em alguns transtornos mentais, as compras por impulso acontecem com muita frequência e passam a ser conhecidas como compras compulsivas. Geralmente, elas estão relacionadas a casos de excitação e euforia aumentada; déficits no controle de impulsos ou mesmo restrição de outras atividades prazerosas”, explica André Luiz Moreno.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por