Foi dado como negativo o teste realizado no primeiro caso de suspeita de ebola no Brasil. Souleymane Bah, natural de Guiné, foi internado na quinta-feira 9, em Cascavel (PR), sob suspeita de ter contraído o vírus. Neste sábado (11), saiu o resultado do exame que constava como negativo. Ainda será realizado outro teste no paciente amanhã.
O caso deixou em alerta toda a América Latina. A Argentina, declarou "alerta epidemiológico", aumentando as medidas de controle de entrada de estrangeiros. Outros países submeteram suspeitos de ter contraído o vírus a teste. Até agora nenhum caso foi confirmado no continente.
A Prefeitura de Uberaba informou que começa a se prevenir para o caso de ocorrência do vírus na cidade. De acordo com informe, a Secretaria de Saúde esta providenciando os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários, caso surja alguma suspeita do vírus na cidade.
Também foi emitido para todos os gerentes e profissionais da saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s), o Protocolo de Vigilância e Manejo de Casos Suspeitos pelo Vírus Ebola em Minas Gerais, emitido pela Secretaria de Estado de Saúde.
O secretário de Saúde, Fahim Sawan, médico patologista clínico e infectologista, define o problema como sério e conta que se deve dar atenção para os imigrantes que vêm de possíveis regiões epidêmicas. “Acredito que se a situação do ebola não for controlada poderá causar uma epidemia maior que a própria AIDS”, disse.