Devem ser imunizadas todas as crianças que nunca tomaram a vacina, neste caso a imunização só estará completa com a aplicação de duas doses. A médica patologista Eliane Milhorim Silva, destaca ainda que pessoas que tenham recebido apenas uma dose da vacina devem receber a segunda dose. “A vacina contra varicela pode ser aplicada no mesmo dia que qualquer outra vacina, mas após a aplicação deve ser respeitado um intervalo de 30 dias para aplicação de qualquer outra vacina atenuada. Além disso, a vacina é indicada para até 72 horas após o contato com pessoas com catapora”, explica.
A especialista ressalta ainda que é contraindicada a aplicação da vacina em pessoas que tiveram reação alérgica a uma dose precedente à vacina da varicela, à gelatina, ou ao antibiótico neomicina. “Pessoas que apresentem alguma virose ou febre alta na data da vacinação, pacientes imunodeprimidos, ou seja, portadores do vírus HIV, em uso de corticoides, quimio ou radioterapia, e pessoas que receberam transfusão de sangue há menos de três meses também não devem ser vacinadas”, esclarece Eliane.
Ela lembra ainda que mulheres grávidas devem esperar até o parto para receber a vacina e a gravidez só é recomendada após um mês da aplicação da vacina. “A vacinação é a melhor maneira de evitar todo o desconforto e as complicações que esta doença pode trazer. A vacina é segura e eficaz”, completa a médica.