A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai colocar em discussão uma proposta para que determinados clareadores dentais sejam vendidos somente com prescrição do odontólogo. A proposta de Consulta Pública foi aprovada pela Diretoria Colegiada da Anvisa e já está aberta para contribuições. O objetivo é evitar os riscos pelo uso indevido e sem orientação profissional de clareadores em concentrações altas.
A proposta atinge os produtos com as substâncias peróxido de hidrogênio e peróxido de carbamida, em concentrações superiores a 3%. Clareadores desse tipo terão que trazer a expressão “Venda Sob Prescrição Odontológica”. Com o novo enquadramento, a propaganda desse tipo de produto ficará definitivamente proibida, ficando restrita apenas aos veículos especializados.
Os clareadores dentais podem causar danos irreversíveis se utilizados de maneira indevida, levando até mesmo à perda de um dente e favorecendo o aparecimento de infecções. A restrição da venda já havia sido proposta pelos Conselhos de Odontologia, associações de classe e o Ministério Público Federal, preocupados com o impacto do uso desse produto por pessoas leigas.
O formulário para o preenchimento está disponível para contribuições no endereço eletrônico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre no site www.anvisa.gov.br para abrir a página da Consulta Pública.