SAÚDE

Consulta pública vai definir sobre rótulo de alimentos alergênicos

Anvisa inicia dia 16, consulta pública para definir alterações nos rótulos de alimentos que contêm ingredientes capazes de provocar alergia

Thassiana Macedo
Publicado em 12/06/2014 às 18:36Atualizado em 19/12/2022 às 07:21
Compartilhar

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) inicia, na segunda-feira, 16, consulta pública para definir alterações nos rótulos de alimentos que contêm ingredientes capazes de provocar alergia. A proposta de uma nova norma para a rotulagem de alergênicos estará disponível no portal da Anvisa e as sugestões deverão ser enviadas eletronicamente por meio do preenchimento de formulário específico. O prazo para recebimento de comentários e sugestões será de 60 dias.

Entre as chamadas substâncias alergênicas a serem listadas nas embalagens dos produtos estã cereais com glúten, crustáceos, ovo, peixe e amendoim; o leite, a soja, castanhas em geral, nozes e os sulfitos, presentes no vinho. Alimentos que contenham traços ou derivados desses ingredientes também devem mostrar o aviso no rótulo. Após a decisão da agência, o texto prevê prazo de 12 meses para adequação das indústrias às novas regras.

A campanha “Põe no Rótulo” foi criada no Facebook em fevereiro. A ideia surgiu a partir da troca de informações on-line de mais de 700 mães cujos filhos têm alergia alimentar. O objetivo era conscientizar a sociedade sobre os riscos que a falta de informações nos rótulos podem trazer para as pessoas que têm alergia. Dependendo do grau de sensibilidade, o alérgico pode ter choque anafilático, fechamento da glote, além de outras reações graves que podem levar à morte. Em quatro meses de campanha, o #poenorotulo já tem mais de 60,6 mil curtidas.

A próxima batalha das famílias será melhorar o atendimento dos serviços de atendimento ao consumidor (SACs) da indústria alimentícia, que devem estar preparados para informar adequadamente a composição dos alimentos e a possibilidade de contaminação cruzada dos ingredientes. Nos Estados Unidos, as indústrias são obrigadas a prestar esse tipo de informação desde 2006; na União Europeia, Austrália e Nova Zelândia, desde 2003, e no Canadá, desde 2011.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por