O Brasil tem um aroma peculiar e ele vem do delicioso café feito na hora. Famoso no mundo inteiro, nutritivo, estimulante e detentor de um sabor apaixonante
O Brasil tem um aroma peculiar e ele vem do delicioso café feito na hora. Famoso no mundo inteiro, nutritivo, estimulante e detentor de um sabor apaixonante, o ilustre “pretinho” possui estas e muitas outras características que fazem da bebida a preferida e uma das mais consumidas pelos brasileiros. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as pessoas ingerem diariamente de quatro a cinco xícaras do produto, o que coloca o cafezinho no topo da lista de consumo per capita de vários alimentos. No entanto, o consumo de cafeína pode reduzir o período de sono regular e saudável.
Pesquisa recente realizada pela Universidade Técnica de Lisboa constatou que o consumo moderado de cafeína, que corresponde a aproximadamente cinco cafezinhos por dia, pode sim reduzir o período de sono. Inclusive, uma observação significativa do estudo é que o tempo de repouso diário dos voluntários sob o efeito da substância foi reduzido em 45 minutos.
Segundo a consultora do sono, Renata Federighi, há pessoas que acabam ficando condicionadas e tolerantes aos efeitos da cafeína. “Nesses casos, mesmo que a pessoa imagine que não interfira no tempo de sono, a substância atrapalha, sim, a qualidade do descanso. Por ser excitante, ela aumenta o número de despertares, por isso aconselhamos sempre evitar toda e qualquer bebida que contenha cafeína em sua fórmula algumas horas antes de dormir”, recomenda.
O otorrinolaringologista Marus Sallum, especialista em sono, esclarece que o sono é essencial para vida, pois é a base de funções fisiológicas e psicológicas do organismo. “Se dormimos pouco, temos desejo significativo por alimentos calóricos, como doces, salgados e alimentos ricos em hidrato de carbono complexos. Isto nos leva a ter mais fome. E, também, é necessário levar em consideração que quanto menos se dorme, mais tempo se tem para comer e beber”, frisa Sallum.
O especialista recomenda como ter uma boa noite de sono. “Mantenha um ritual do sono, como escovar os dentes ou beber água antes de dormir, e conserve o horário para se deitar e levantar, o que favorece o funcionamento do relógio biológico. Prepare o ambiente, escurecendo, diminuindo os ruídos, e coloque o quarto em temperatura agradável. Ingira somente alimentos leves antes de dormir e no mínimo uma hora antes de se deitar. Não beba álcool ou bebidas estimulantes, como chá ou café, e não fume antes de dormir. Pratique esporte, mas evite exercícios fortes pelo menos quatro horas antes de se deitar”, orienta Sallum.