EQUILÍBRIO

Consumo de fast-food e de alimentos saudáveis cresce no país

Agência Estado
Publicado em 30/11/2023 às 18:24Atualizado em 30/11/2023 às 18:24
Compartilhar
Pesquisa aponta que houve um crescimento de 38% no consumo de fast-food em comparação ao ano de 2021 (Foto/Reprodução)

Pesquisa aponta que houve um crescimento de 38% no consumo de fast-food em comparação ao ano de 2021 (Foto/Reprodução)

Pesquisas recentes indicam que tanto o consumo de fast-food quanto de alimentos saudáveis têm registrado crescimento no país Por um lado, o levantamento Consumer Insights 2023, realizado pela empresa Kantar e noticiado pelo portal Mercado e Consumo, apontou que houve um crescimento de 38% no consumo de fast-food em comparação ao ano de 2021. Por outro lado, uma pesquisa realizada pela Ticket, apontou que 85% dos consumidores que fazem refeições fora de casa passaram a buscar, após a pandemia de Covid-19, ofertas mais saudáveis em restaurantes. 

Tal diagnóstico referente à procura por hábitos de alimentação mais saudáveis no Brasil pode se inserir em um contexto mais amplo: um levantamento da Food Fortifying Agents Market apontou que o mercado global de alimentos saudáveis no segmento poderá atingir US$ 128 bilhões até 2027

Estes dados, aparentemente paradoxais, se inserem em um contexto em que mais de 22% da população pode ser enquadrada como obesa, com uma previsão de que, até 2035, este índice atinja os 41%, como descreve a pesquisa Atlas Mundial da Obesidade 2023 .

Filipe Falcão, sócio-diretor da Sucão, franquia de fast-food saudável, explica que o crescimento do consumo de fast-food no Brasil reflete a busca por praticidade na alimentação e, ao mesmo tempo, a preocupação dos brasileiros com um estilo de vida equilibrado. 

'A expansão do mercado de fast-food é um reflexo dessa dualidade: a necessidade de refeições rápidas, mas também uma crescente demanda por opções que sejam nutritivas e saborosas', diz. 'Essa tendência aponta para uma continuidade no aumento do consumo de fast-food, especialmente aquele que consegue aliar conveniência e saúde', completa.

Crescimento de franquias do segmento de alimentação
Com as mudanças no comportamento do consumidor, o setor de franquias também segue aquecido, com crescimento de 14,3% em 2022, e o segmento de alimentação representando 21,5% de crescimento, de acordo com dados divulgados em 2022 pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) Ainda de acordo com a pesquisa, a melhora no segmento alimentício foi possivelmente influenciada pelo retorno do movimento presencial nos estabelecimentos e manutenção de níveis elevados no delivery. 

Falcão complementa que as franquias que conseguem atender a essas expectativas têm grande potencial de crescimento e podem estabelecer uma forte presença no mercado: 'As franquias de fast-food saudável, por exemplo, têm uma oportunidade de transformar a percepção tradicional de fast-food, que é frequentemente associada a comidas pouco saudáveis', diz. 'O consumidor moderno está mais seletivo, valorizando produtos que são simultaneamente saborosos, saudáveis, rápidos e acessíveis', finaliza.

Para saber mais, basta acessar: www sucao.com.br

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por