SAÚDE

Consumo de gordura na infância eleva risco de doenças do coração

Consumido em excesso desde a infância, o nutriente do tipo saturado irá colaborar para o crescimento do mau colesterol, aumentando ocorrências de infartos

Thassiana Macedo
Publicado em 22/08/2014 às 21:39Atualizado em 19/12/2022 às 06:19
Compartilhar

Gorduras saturadas, mono e poli-insaturadas, gordura trans, são nutrientes de nomes estranhos, mas muito conhecidos e merecem atenção desde o início da infância, devido aos benefícios e malefícios para a saúde quando consumidos de forma equivocada.

De acordo com o pediatra Adiron Ribeiro Neto, gorduras são nutrientes essenciais para o organismo. “Fornecem energia para o nosso corpo, são fundamentais para a absorção das vitaminas A, D, E e K, fazem parte da estrutura de todas as nossas células, protegem os órgãos e participam da formação de importantes hormônios do corpo”, esclarece.

O médico destaca ainda que as gorduras saturadas estão presentes principalmente em alimentos de origem animal, como carnes de porco, boi, cordeiro, bacon, banha de porco, frango com pele, leite integral e seus derivados, como manteiga, queijos e requeijão. “Os únicos alimentos de origem vegetal ricos em gordura saturada são o coco, o óleo de palma ou dendê. Se consumida em excesso desde a infância, a gordura saturada irá colaborar para o crescimento do mau colesterol ou LDL colesterol, aumentando os riscos de infartos”, alerta.

Ribeiro Neto afirma que as gorduras trans podem ser encontradas em alguns alimentos, como margarinas, cremes vegetais, tortas congeladas, salgadinhos de pacote e qualquer alimento que utilize em sua preparação gorduras vegetais hidrogenadas. “Além de aumentarem o mau colesterol, reduzem o bom ou HDL colesterol, tornando-se ainda mais prejudiciais para o coração. Qualquer quantidade consumida da gordura trans não é bem vinda para o organismo em qualquer fase da vida. As gorduras que, dentre tantos benefícios, podem ajudar a reduzir o mau colesterol são as chamadas gorduras insaturadas”, explica.

O pediatra destaca que as gorduras monoinsaturadas estão presentes no azeite de oliva, no óleo de canola, no abacate e em algumas sementes e oleaginosas, como o gergelim, o amendoim e as nozes. As poli-insaturadas são encontradas nos óleos de soja, milho, girassol, na linhaça e nos peixes. “A linhaça e os peixes de água salgada e profunda, como o salmão selvagem, atum, arenque, cavala e sardinha, são ricos em ômega 3, um tipo de gordura poli-insaturada essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso central e formação da retina do bebê durante a gestação e com potente ação no controle dos triglicérides sanguíneos e prevenção de diabetes”, informa Ribeiro Neto.

A quantidade de óleos e gorduras recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria é de duas porções dos 6 aos 11 meses e de 1 a 3 anos, uma porção nas fases pré-escolar e escolar, e de uma a duas porções entre adolescentes e adultos. Sendo que uma porção equivale a uma colher de sobremesa de azeite de oliva (4g) ou óleo de soja, ou canola ou milho ou girassol, ou uma colher de sobremesa de manteiga ou margarina (5g).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por