SAÚDE

Consumo de junk food compromete consumo de novos alimentos

Consumir muito junk food, expressão que em português significa besteira ou porcaria, leva ao aumento de peso e reduz a vontade de consumir outros tipos de alimentos mais balanceados

Thassiana Macedo
Publicado em 29/08/2014 às 18:31Atualizado em 17/12/2022 às 09:01
Compartilhar

Consumir muito junk food, expressão que em português significa besteira ou porcaria, leva ao aumento de peso, como ainda reduz a vontade de consumir outros tipos de alimentos mais balanceados e saudáveis. A descoberta foi divulgada nesta semana num estudo da “Frontiers in Psychology”. Ela ajuda a explicar como a ingestão excessiva de junk food pode mudar o nosso comportamento, enfraquecendo o autocontrole e levando-nos a comer mais alimentos calóricos.

Ratos saudáveis, criados com dieta balanceada, deixavam de responder aos sinais para comer se tivessem exagerado na alimentação recentemente. Esse mecanismo inato protege contra a ingestão em excesso de algum alimento e garante a dieta saudável e balanceada. Mas, após duas semanas com uma rotina de tortas, pizzas e bolinhos, com 150% a mais de calorias, o peso dos ratos aumentou 10% e seu comportamento mudou drasticamente.

O resultado demonstra que a dieta hipercalórica causa mudanças em partes do sistema de recompensa do cérebro, responsável pela tomada de decisões. A Organização Mundial de Saúde diz que mais de 10% da população adulta é obesa e pelo menos 2,8 milhões de pessoas morrem a cada ano por estar acima do peso ou obesas.

Segundo a pediatra Gisela Ferrari, estudos realizados nos últimos 10 anos vêm demonstrando o aumento da incidência de obesidade e de asma e sua relação com a alimentação atual. “Fica claro que o consumo de frequente de fast-food não é adequado, principalmente por crianças que estão em desenvolvimento, cujo crescimento correto ocorre baseado em uma alimentação mais saudável”, afirma a pediatra.

Esses são, ainda, os maiores fatores de risco para diversas doenças crônicas, incluindo diabetes e doenças cardiovasculares. O estudo, divulgado pelo jornal O Globo, diz ainda que entre os humanos, à medida que a epidemia de obesidade se intensifica, os anúncios de comida podem ter efeito cada vez maior sobre as pessoas acima do peso, que com isso têm mais dificuldade em resistir às calorias.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por