No primeiro mês de vacinação contra HPV, período em que o Ministério da Saúde realizou mobilização junto às escolas públicas e privadas, 337.431 meninas receberam a 1ª dose
No primeiro mês de vacinação contra HPV, período em que o Ministério da Saúde realizou mobilização junto às escolas públicas e privadas, 337.431 meninas receberam a primeira dose em Minas Gerais. O número corresponde a 83% da meta estipulada para o Estado, que é de 407.261. Somente em Uberaba, 5.062 pré-adolescentes foram vacinadas, sendo 3.676 em escolas municipais, estaduais e particulares, e 1.386 nas Unidades Matriciais de Saúde (UMSs). A campanha terminou na quinta-feira, 10, mas a vacina continuará disponível nos postos de saúde durante todo o ano.
Segundo dados finais da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Epidemiologia, a campanha atingiu a meta preconizada pelo Ministério da Saúde ao vacinar 82,9% do total das meninas de 11 a 13 anos do município. Conforme levantamento feito pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica, todos os anos morrem, em média, 15 mulheres por causa do câncer do colo de útero, em Uberaba. “O vírus do HPV é o principal causador do câncer do colo de útero, que é o 2º mais incidente entre as mulheres, atrás apenas do câncer de mama. Poder vacinar essas meninas que ainda não iniciaram sua vida sexual é sinônimo de uma geração futura sem a doença”, ressalta o secretário Fahim Sawan.
A campanha começou no dia 10 de março e percorreu 75 escolas. As meninas que, por algum motivo, perderam a vacinação em suas instituições de ensino, tiveram a chance de remarcá-la em uma das nove UMSs. A vacinação foi nominal, ou seja, não podendo ser destinada para outra criança, além de ser necessária a autorização dos pais para a imunização. As meninas receberão três doses, sendo a primeira encerrada no mês de março. A segunda dose será aplicada daqui a seis meses, em setembro, e a terceira e última dose, daqui a cinco anos, em 2019.
Com o projeto em vigor pelo Ministério da Saúde a partir deste ano, as famílias não vão precisar gastar tanto dinheiro para a prevenção, já que cada dose da vacina pode custar entre R$ 250 e R$ 300. Apesar de a campanha não ser prorrogada, a vacina contra o HPV entra no calendário de vacinação até o fim deste ano e todas as meninas de 11 a 13 anos podem continuar se vacinando em qualquer uma das Unidades Matriciais de Saúde da cidade. Basta que estejam acompanhadas pelos pais ou responsáveis e levem os documentos com foto e cartão de vacina. A partir do ano que vem, a faixa etária muda e serão aplicadas as vacinas apenas em meninas de 9 a 11 anos.