SAÚDE

Coordenador de programa de prevenção ao câncer visita Uberaba

Hoje, o coordenador do Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama e Colo de Útero, Sérgio Bicalho, fará uma visita guiada

Thassiana Macedo
Publicado em 12/09/2014 às 08:28Atualizado em 17/12/2022 às 03:44
Compartilhar

Hoje (12), às 10h30, o coordenador do Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama e Colo de Útero, Sérgio Bicalho, fará uma visita guiada a um dos dez Mamógrafos Móveis do estado, atualmente instalado em frente ao Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism). O objetivo é chamar a atenção da comunidade para o exame que constitui uma das estratégias do programa para cobrir a demanda pela mamografia. No entanto, a procura ainda tem sido baixa.

Em seguida, às 14h, no auditório da Região Integrada de Segurança Pública (RISP), Sérgio Bicalho irá proferir uma palestra de capacitação sobre controle e prevenção de câncer de mama para profissionais que atuam como referências técnicas na atenção primária do município de Uberaba.

Conforme dados da Superintendência Regional de Saúde em Uberaba (SRS), na Macrorregião Triângulo do Sul, composta por 27 municípios, foram realizadas em 2013 mais de 17,4 mil mamografias. Só em Uberaba foram 10.972 exames. Cerca de 3.813 foram em mulheres na faixa etária de 40 à 49 anos. De janeiro a julho deste ano já foram realizadas, na Macrorregião, mais de 8 mil mamografias.

De acordo com as estimativas do Instituto Nacional do Câncer/INCA, a previsão para 2014, no Brasil era de 57 mil novos casos, e em Minas Gerais, 5.210 novos casos. Vale lembrar que o câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento, quanto em países desenvolvidos. A idade continua sendo o principal fator de risco para o câncer de mama.

Apesar de ser considerado um câncer de relativamente de bom prognóstico se diagnosticado e tratado oportunamente, as taxas de mortalidade por câncer da mama continuam elevadas no Brasil, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. A sobrevida média após cinco anos na população de países desenvolvidos tem apresentado um discreto aumento, cerca de 85%. Entretanto, nos países em desenvolvimento, a sobrevida fica em torno de 60%.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por