Fundação Hemominas tem plano de contingência para aumentar em 20% as doações para preparar estoques das sedes dos jogos para qualquer acontecimento
A Fundação Hemominas convoca a população da cidade e região, principalmente os candidatos à doação de sangue dos grupos sanguíneos negativos, a comparecer ao Hemocentro Regional de Uberaba, que fica na avenida Getúlio Guaritá, nº 250, bairro Abadia, para fazer sua doação de sangue. A unidade fica no Complexo do Hospital de Clínicas da UFTM, ao lado da Clínica Civil. Para facilitar a doação, o comparecimento poderá ser agendado pelo telefone 155, cuja ligação é gratuita.
De acordo com o coordenador do Hemocentro de Uberaba, Paulo Roberto Juliano Martins, em função da realização da Copa do Mundo no Brasil, a Fundação Hemominas está fazendo um plano de contingência para aumentar em 20% as doações nos hemocentros e deixar os estoques das capitais sedes dos jogos preparados para qualquer acontecimento. “Nós estamos fazendo campanha no sentido de aumentar a doação de pessoas dos grupos sanguíneos O positivo e O negativo, porque recentemente o estoque caiu, mas todos os tipos A, B e AB, especialmente os negativos, são muito bem-vindos. Também temos um plano especial para coletar sangue a mais, mas, a partir de duas semanas antes do início da Copa, faremos duas rodadas de coleta a mais”, esclarece.
As doações no Hemocentro de Uberaba podem ser feitas às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 7h às 11h30 e das 14h às 17h30; às quartas-feiras, das 7h às 12h30; aos sábados, das 7h30 às 11h, e também toda segunda quarta-feira do mês, no período noturno.
Quem pode doar. Segundo a Portaria 2.712, de 12/11/2013, e a RDC 51, do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 69 anos, sendo que a idade máxima para a primeira doação é até sessenta anos. Jovens com 16 e 17 anos somente poderão candidatar-se à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou a autorização dos responsáveis, com firma reconhecida em cartório, cujo modelo de autorização está disponível no site www.hemominas.mg.gov.br.
Os candidatos devem pesar acima de 50 quilos; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não ter tido hepatite após os 11 anos de idade e não ter tido permanência ou visita a regiões brasileiras endêmicas para doença de Chagas. Para outras informações, acesse www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/outras_condicoes_doacao.
Outra orientação do Hemominas é evitar a gripe e cuidar para acabar com a dengue. Pequenos cuidados individuais podem não só manter a saúde do candidato à doação de sangue, como também evitar a transmissão dessas viroses para outras pessoas. Para obter outras informações sobre a gripe, basta acessar o endereço http://www.saude.mg.gov.br/gripe.