Embora a gripe seja associada ao inverno, o vírus também circula nos períodos mais quentes. Problema é causado por cerca de 200 tipos
Reprodução
Uma das formas de prevenção contra a gripe é a vacinação
Embora a gripe seja associada ao inverno, o vírus também circula nos períodos mais quentes do ano. O problema é causado por cerca de 200 tipos diferentes de vírus e, durante o verão, fatores favorecem a redução das defesas do corpo, aumentando a possibilidade de infecções pelo vírus. O ar condicionado, muito utilizado nesta época, pode contribuir diretamente, já que esses aparelhos extraem a umidade do ar e ressecam a camada protetora de muco no nariz, predispondo à infecção. Além disso, a exposição solar é outro fator que deixa o corpo mais vulnerável, pois diminui a hidratação necessária para o equilíbrio do organismo.
Indisposição, febre alta, dor no corpo e cansaço são sintomas da gripe, o que leva muitas pessoas a não se preocuparem com os riscos da automedicação. O patologista Guilherme Ferreira de Oliveira alerta que a utilização incorreta de medicamentos pode provocar outros males à saúde. “Nenhum medicamento é inocente. O antibiótico, obviamente, tem receita limitada, porque pode causar muitos problemas, caso seja utilizado sem necessidade, já que aumenta a resistência de agentes causadores de doenças. Além disso, muitos medicamentos oferecem efeitos colaterais e não devem ser usados sem critério”, esclarece.
O patologista Guilherme Ferreira destaca que a única medicação aceitável para uma pessoa tomar por conta própria é o antitérmico. Qualquer outra só deve ser tomada com orientação médica. “A febre leve poderá ser controlada com o antitérmico, não sendo necessário buscar um médico. Se mesmo assim a febre chegar a 38,5ºC ou 39ºC, vale a pena procurar atendimento para diagnosticar a infecção. Algumas vezes a doença pode surgir de forma branda, mas se houver piora e persistir por mais de sete dias, a orientação é procurar atendimento médico”, frisa.
Prevenção. Para evitar gripes e resfriados nesta época do ano é preciso evitar multidões e passar mais tempo em lugares abertos. Outro ponto importante é lembrar que os vírus também estão espalhados em superfícies contaminadas e podem sobreviver por horas nesses lugares.
Portanto, é preciso atentar para princípios básicos de higiene, como manter as mãos sempre bem lavadas, usar lenço de papel descartável, proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, manter os ambientes bem arejados e sempre limpar as superfícies de mesas, telefones, maçanetas e outros objetos de uso coletivo. Dormir bem, praticar atividade física e manter boa alimentação também são cuidados que podem evitar a infecção.