Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou resoluções suspendendo a distribuição e venda, em todo o território nacional, de quatro suplementos alimentares para atletas, por não haver comprovação de segurança de uso. Por isso, a nutricionista Amely Degraf alerta que muitos suplementos utilizados hoje ganharam status de produtos para a saúde, como o whey protein, que pode ser indicado para melhorar o humor, por exemplo. “Com a busca pelo corpo perfeito, as formulas mágicas, receitas fantásticas e dietas rápidas ganham grande força, mas perder peso e ganhar massa sempre exigem muito treino, dieta regular, equilibrada e saudável, ainda que com o uso de um suplemento e muito descanso. Procure sempre um nutricionista para ser seu aliado na saúde e no desempenho”, orienta.
A especialista ressalta, ainda, que suplementos alimentares são divididos conforme a função ou finalidade. O ferro, por exemplo, é um nutriente encontrado na carne vermelha, no frango, na lentilha, no feijão, na castanha de caju, uva passa e ameixa seca, sendo essencial para o combate à anemia. Já as fontes de zinco são os frutos do mar, carnes, leite e frutos oleaginosos, sendo um nutriente fundamental para evitar distúrbios no crescimento, lesões na pele e diarreia. A vitamina C, presente nas frutas cítricas, no morango, caju, tomate e na pimenta, previne o envelhecimento e problemas imunológicos. “Vitaminas do complexo B, encontradas em grãos, leguminosas, amêndoas, ovos, salmão, espinafre e banana, ajudam a evitar o cansaço, a depressão e a irritabilidade”, esclarece Amely.
Entre os alimentos ricos em cálcio e vitamina D, estão o leite de vaca e de soja, a couve e o brócolis, bem como em ovos e peixes, cuja falta na alimentação pode provocar a perda óssea. Por último, a vitamina E, presente no azeite, castanhas, amêndoas, amendoim e abacate, evita o envelhecimento precoce e as doenças imunológicas.