Brasil irá testar um novo remédio em 500 pacientes, sem data anunciada. O nome do medicamento não foi divulgado, mas, segundo governo federal essa será a medida adotada pelo país para conter a proliferação do coronavírus. A informação foi divulgada em um comunicado enviado a todas as representações diplomáticas e postos no exterior.
Neste domingo (10), o país alcançou a marca de 11.123 mortes e 162.699 casos confirmados da Covid-19. Há um mês, o ministro Marcos Pontes anunciou que um remédio estava sendo testado com sucesso para ser empregado no Brasil contra o coronavírus. O segredo, no entanto, permanece.
Na circular enviada aos postos diplomáticos, o Ministério da Ciência e Tecnologia informa que seu Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais já concluiu um teste realizado com cerca de 2.000 medicamentos existentes contra a Covid-19. Porém, a data desse fato não é informada.
Ainda segundo o documento enviado, esses testes utilizaram ferramentas como biologia computacional para avaliar a eficácia do remédio. Um deles foi selecionado para a nova fase. Os testes in vitro, em laboratório, segundo o governo, revelaram eficácia de 94%.
*Com informações da revista Veja