SAÚDE

Cresce comparecimento de homens em prevenção do Novembro Azul

Número de atendimentos no Mutirão de Atenção à Saúde do Homem, em função da Campanha Novembro Azul, foi 88,6% maior do que o do ano passado

Thassiana Macedo
Publicado em 04/12/2013 às 12:23Atualizado em 19/12/2022 às 09:58
Compartilhar

Divulgação Hélio Angotti

O exame preventivo é voltado a homens a partir de 45 anos, ou dos 40, em caso de histórico de câncer de próstata na família

Levantamento do Hospital Dr. Hélio Angotti (HHA), ligado à Associação de Combate ao Câncer do Brasil Central (ACCBC), revela que o número de atendimentos no Mutirão de Atenção à Saúde do Homem, realizado no sábado, dia 30 de novembro, em função da Campanha Novembro Azul, foi 88,6% maior do que o do ano passado. No total, 1.366 homens procuraram as Unidades de Saúde de Uberaba em busca dos exames para detecção precoce do câncer de próstata e outras doenças, enquanto 724 homens compareceram às USs no mutirão ocorrido em 2012.

Para o médico uro-oncologista Osmar Eustáquio Ribeiro de Souza, da equipe do HHA, os dados confirmam a percepção de profissionais da ACCBC. Ou seja, o número de homens sensíveis à importância da prevenção do câncer cresceu significativamente no último ano. “Felizmente, hoje os homens estão comparecendo mais aos serviços médicos para os exames, o que ajuda a salvar muitas vidas, pois, se o câncer de próstata for detectado precocemente, a chance de cura é muito grande”, afirma o médico, que participou do mutirão realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Na Unidade Regional de Saúde São Cristóvão (URS) foram atendidos 835 homens e 31 casos suspeitos receberam encaminhamento. Na URS Boa Vista, dos 531 atendimentos, 19 tiveram resultado suspeito e foram encaminhados para exames complementares. Ou seja, de 1.366 atendimentos feitos no sábado, 30 de novembro, 50 casos suspeitos foram encaminhados para exames complementares. “Excluindo-se os casos de câncer de pele não melanoma, o câncer de próstata é o que mais acomete os homens, com previsão de 68.800 casos novos para 2014. Procurar o médico uma vez por ano para os exames de sangue e clínico é a melhor maneira de controlar e curar a doença no homem sem qualquer sintoma. Se ele esperar por sintomas, pode ser tarde”, explicou o uro-oncologista.

De acordo com a Estimativa 2014 do Inca, devem surgir 576.580 novos casos de câncer no Brasil no ano que vem, sendo que o que mais acomete homens é o câncer de próstata, com 68,8 mil, o que responde por 33,7% da incidência. Por isso, os exames preventivos são voltados a homens a partir de 45 anos, ou dos 40, em caso de histórico de câncer de próstata na família. “O importante é lembrar que o Ambulatório do Hospital Dr. Hélio Angotti está aberto o ano inteiro para a realização dos exames. O objetivo da campanha é apenas alertar para a importância desta prevenção secundária, que se faz com a detecção precoce”, alerta o presidente do HHA, Délcio Scandiuzzi.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por