Nos dias 9 e 11 de fevereiro, o Programa Municipal de DST/Aids de Uberaba vai realizar a campanha “Fique Sabendo”, das 20h à 1h.
A missão principal é estimular a mobilização da sociedade em favor do diagnóstico do HIV, sífilis, hepatites B e C, que estará disponível à população em uma Unidade Móvel de Coleta. A atividade será desenvolvida em parceria com a Fundação Cultural de Uberaba no Carnaval 2013 no Mercado Municipal.
Segundo Maria Clara de Vasconcelos Afonso, gerente do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Uberaba, paralelamente à realização dos testes, será feito o trabalho de prevenção com orientação sobre transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e HIV/Aids. Na oportunidade, a equipe de saúde distribuirá preservativos masculinos, femininos, gel lubrificante, materiais instrucionais e kit carnavalesco. “Fazer o teste de Aids é uma atitude que mostra como você se preocupa com a sua saúde”, completa Maria Clara.
Mário Sérgio Sene, assistente de Promoção, Proteção e Prevenção do CTA Uberaba, destaca que na quinta-feira, 31 de janeiro, o Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde lançou a campanha oficial para o carnaval de 2013.
“O foco é voltado para as pessoas sexualmente ativas, cujo tema é ‘A vida é melhor sem Aids – Proteja-se, use camisinha!’. Então, todas as pessoas que têm vida sexual ativa devem usar o preservativo. É preciso desconstruir o imaginário popular de que fazer sexo sem preservativo é melhor. Por isso, este ano o secretário da Saúde Fahim Sawan definiu equipe para estar no Mercado Municipal durante o Carnaval 2013 e fazer a testagem rápida de HIV, sífilis, hepatites B e C. Fahim convida toda a população para fazer o teste, porque é importante, pois quanto mais cedo a pessoa descobrir que tem o vírus, maior a possibilidade de sucesso no tratamento. Por enquanto, a Aids não tem cura, mas o tratamento permite o portador viver bem e por muito tempo”, explica.
O assistente Mário Sene destaca, ainda, que o teste é totalmente gratuito no CTA e na unidade móvel que estará no carnaval. É um exame e o diagnóstico é feito individualmente, com segurança e discrição. Basta uma pequena gota de sangue para a realização do exame e a pessoa fica sabendo do resultado na hora, pois de 10 a 15 minutos ele está disponível. Se o teste der positivo, é marcado um novo exame para confirmação. No entanto, ele alerta que a melhor forma de combater a Aids é com a prevenção. “Existem muitas formas de a pessoa erotizar a relação com o uso do preservativo. Quem quiser procurar o CTA Uberaba será orientado por nossas equipes sobre como fazer o sexo de maneira segura e erotizar no momento das relações, ainda que colocando o preservativo. Sabemos que hoje o grupo em que mais cresce o número de pessoas com Aids é de mulheres casadas. Por isso, é importante ter uma conversa com o parceiro para o uso do preservativo”, completa Mário Sene.