SAÚDE

Cuidados com a alimentação devem ser mantidos após a Quaresma

Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) dá dicas de como balancear o cardápio e aproveitar o que há de bom nesses tipos de alimentos também fora deste período

Thassiana Macedo
Publicado em 23/04/2014 às 11:34Atualizado em 19/12/2022 às 08:06
Compartilhar

Arquivo

A dica é equilibrar a quantidade de carboidratos dos acompanhamentos, como arroz e batatas

O consumo de peixes e chocolates aumenta significativamente nesta época do ano, tendo em vista a Quaresma e a Páscoa. Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) dá dicas de como balancear o cardápio e aproveitar o que há de bom nesses tipos de alimentos também fora deste período, a fim de buscar uma alimentação saudável para a vida toda.

De acordo com a nutricionista da Coordenadoria de Alimentação e Nutrição da SES, Joyce Xavier, como o peixe é tradição na Sexta-feira Santa, o bacalhau é uma boa opção devido ao seu potencial nutritivo. Rico em vitaminas B1 e D, sódio, magnésio, proteínas e ácido graxo ômega-3 e ômega-6, grandes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares, é um prato muito saudável. “A dica é lembrar sempre de cuidar para que a quantidade de carboidratos dos acompanhamentos, como arroz e batatas, fique em equilíbrio. Além do bacalhau, outros peixes podem deixar o cardápio muito mais saudável, como o salmão, a pescada, o atum e linguado, mas é preciso ter muito cuidado na hora da compra”, ressalta.

Quando frescos, a nutricionista orienta que algumas características devem ser observadas pelo consumidor para que ele tenha a garantia de que está levando para casa um alimento saudável: os peixes devem possuir couro/escama firme, bem aderida, úmida e sem a presença de manchas; os olhos têm que estar brilhantes, salientes e transparentes; as escamas, ser unidas entre si, brilhantes e fortemente aderidas à pele; as brânquias (guelras), possuir cor que vai do rosa ao vermelho intenso, ser brilhantes e sem viscosidade, e, por fim, com odor característico, e não repugnante. “É fundamental iniciar a refeição com um prato de salada verde e legumes cozidos, pois apresentam baixa quantidade calórica e são ricos em fibras, que dão maior sensação de saciedade. Para temperar a salada, a melhor opção é utilizar ervas frescas, como manjericão, alecrim ou cebolinha”, recomenda a nutricionista.

Chocolates. Joyce Xavier ressalta que, na hora da sobremesa, o ideal é que a opção seja por frutas in natura ou doces de frutas, que além de ser menos calóricos são nutritivos e ricos em fibras. “Porém, se a vontade de comer chocolate for irresistível, prefira os chocolates na versão meio amargo ou com maior concentração de cacau, já que outros tipos, entre os quais ao leite, branco e trufado, são preparados com muito açúcar e gorduras. Quando consumidos em excesso, podem gerar prejuízos à saúde”, alerta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por