É preciso destinar ao menos 30 minutos do dia para praticar exercício pensando nos benefícios que ele traz ao corpo humano
Educadora física alerta para os cuidados com o corpo. De acordo com Simone Castellano, é preciso que pessoas adequem as atividades do dia-a-dia com exercícios físicos, com o intuito de melhorar a qualidade de vida. É preciso destinar ao menos 30 minutos do dia para praticar exercício pensando nos benefícios que ele traz ao corpo humano.
Ao contrário do que muitos pensam, atividade física e exercícios físicos não têm o mesmo significado. De acordo com Simone, atividade física é toda e qualquer atividade que a pessoa realiza diariamente, sem necessariamente precisar ser monitorada e acompanhada. Já o exercício físico é toda prática sistematizada e desenvolvida pela pessoa, como, por exemplo, uma caminhada de 30 minutos regularmente.
“Mas, se a pessoa deseja ter os benefícios do exercício físico regular, é preciso ter um planejamento, uma organização, para que seja feito semanalmente. Em termos de atividade física, é importante que a pessoa incorpore hábitos de vida saudáveis, optando por práticas que podem contribuir para o bem-estar do corpo. São atitudes simples, como deixar o controle de lado para evitar de ficar sentado na hora de trocar o canal de televisão”, explica Simone, ressaltando que, segundo estudos, o tempo sentado prediz vários fatores de risco, como morte súbita e doenças cardiovasculares.
Ainda segundo Simone, o ser humano nasceu para se movimentar e, a partir do momento que a pessoa passa a maior parte do dia sentada, ela está prejudicando o corpo.