SAÚDE

Cuidados essenciais podem ajudar a pele a ficar mais saudável

O Brasil é hoje o 3º maior mercado consumidor de itens de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, de acordo com dados da ABIHPEC

Publicado em 07/10/2014 às 20:03Atualizado em 17/12/2022 às 03:20
Compartilhar

O Brasil é hoje o terceiro maior mercado consumidor de itens de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Dentre as categorias com maior potencial de crescimento está a de artigos para pele, que vem inovando a cada dia, com lançamentos de produtos, marcas e tecnologias diferenciados.

E dentre tantas alternativas fica difícil escolher qual a melhor opção. O segmento de hidratantes, por exemplo, é o mais popular, sendo que 49% das pessoas utilizam com mais frequência. Depois vêm os multifuncionais, com 38%, e os de limpeza para o rosto, com 36%. Para auxiliar na escolha, a dermatologista Juliana Gumieiro listou o que deve ser levado em consideração para cada tipo de pele. Confira:

• Com rugas e envelhecidas: máscara à base de ácido retinoico. Retinol e derivados costumam fazer uma renovação da pele, pois estimulam um aumento na produção de colágeno. Componentes antioxidantes, como vitamina C e chá verde, também funcionam com o objetivo de prevenir o fotoenvelhecimento, diminuindo a produção de radicais livres na pele.

• Peles ressecadas: máscaras à base de ácido hialurônico e aquaporine são responsáveis pelo aumento na retenção de água da pele, contribuindo para uma hidratação prolongada. Se a pele estiver irritada, produtos como aloe vera, camomila e calêndula ajudam a acalmar o processo inflamatório.

• Peles oleosas: produtos como ácido salicílico e acneobiol ajudam a diminuir a produção de oleosidade das glândulas sebáceas do rosto. Geralmente são associados com sabonetes de limpeza profunda.

• Com acne: o peróxido de benzoila associado a antibióticos tópicos, como a clindamicina, são os principais produtos com efeito secativo na acne inflamatória. Podem ser usados também produtos à base de ácido retinoico ou adapaleno. Recomenda-se fazer sempre um teste em uma área pequena, pois esses produtos podem provocar alergias.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por