SAÚDE

Deficiência visual poderia ser evitada em 60% dos casos

Segundo o oftalmologista João Antônio Prata, os cuidados com a saúde dos olhos, o diagnóstico de sintomas e a prevenção de doenças oculares deve começar ainda na infância

Thassiana Macedo
Publicado em 10/07/2013 às 00:40Atualizado em 19/12/2022 às 12:05
Compartilhar

Neste 10 de julho é celebrado o Dia da Saúde Ocular. O problema é que a saúde dos olhos nem sempre é lembrada entre todas as tarefas rotineiras e diárias. Na verdade, sugere preocupação apenas quando é alvo de algum incômodo que cause dor ou coceira. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 50 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de distúrbio de visão e que 60% dos casos de cegueira e deficiência visual poderiam ser evitados, caso o tratamento tivesse sido buscado a tempo.

De acordo com o oftalmologista João Antônio Prata, os cuidados com a saúde dos olhos, o diagnóstico de sintomas e a prevenção de doenças oculares deve começar ainda na infância, logo após o nascimento, e prevalecer ao longo da vida. “Hoje existe um exame muito simples, que é o teste do olhinho. Ele deve ser realizado por especialista e consiste em jogar um foco de luz com o oftalmoscópio no olho da criança. Se a luz penetrar facilmente, o teste mostrará normalidade; se ficar opaco e a luz não penetrar, certamente há presença de problemas graves, como infecções intraoculares severas, catarata e uma série de doenças, sugeridos pelo teste instantâneo. O teste não é objetivo, apenas indica a necessidade de exames mais aprofundados”, explica.

Entre quatro e seis meses de vida, é fundamental repetir o teste do olhinho, independente do resultado do exame anterior, e realizar os exames de fundo de olho e de refração em todas as crianças, a fim de saber se no futuro elas precisarão usar óculos para algum tipo de correção visual. “Em certos casos, o oftalmologista surpreende-se com altas miopia, astigmatismos e vícios de refração com as quais a criança já nasceu, além de outros problemas, como processos infecciosos e malformações, que podem ser logo diagnosticados. Se o oftalmologista perceber que a criança possui miopia acentuada, por exemplo, ou outro defeito visual, indicará a periodicidade correta da visita, aos 9, 10, 11 meses ou um ano, dependendo do caso, para completar o exame e indicar o grau necessário dos óculos, que podem começar a ser utilizados nesta idade”, explica Prata.

Ainda na infância, o especialista destaca que outro exame importante é feito na fase pré-escolar. “Antes de a criança entrar na escola, os pais devem repetir os exames novamente para ver quanto a criança enxerga para saber se há necessidade de óculos. Muitas crianças que não fazem o exame enfrentam problemas na escola, porque sentem sintomas como dor de cabeça, cansaço visual ou dificuldade para enxergar”, alerta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por