SAÚDE

Dentista alerta sobre uso de protetores bucais para atletas

A proteção é adequada não apenas para os esportes de luta ou de combate, mas também para atletas de futebol, corrida e basquete

Publicado em 28/03/2012 às 11:27Atualizado em 19/12/2022 às 20:32
Compartilhar

A emissora Globo acaba de estrear The Ultimate Figther Brasil, um novo reality show, desta vez voltado aos esportes de lutas marciais. Nele, 16 competidores treinam e entram em combate entre si, divididos em duas categorias, peso pena e médio. O programa nada mais é do que o resultado da ascensão das lutas marciais através do MMA, que se tornou moda no mundo e, particularmente, no Brasil, nos últimos anos, decorrente da popularização de modalidades como boxe, muay thai, aikido, karate, tae kwon do, entre outras. E em Uberaba não é diferente.

Com a extinção do vale tudo e com a profissionalização dos MMAs, as academias estão lotadas de novos alunos, homens e mulheres, de todas as idades, praticando essas “modalidades da moda”. Para o cirurgião-dentista Hugo Giovanni Motta Benedetti, os esportes são saudáveis, desde que tomados os devidos cuidados, por exemplo, com o uso de um protetor bucal, que pode ser pré-fabricado ou personalizado. “Mas muitos alunos não usam protetores bucais adequados ou simplesmente não usam nada. Podemos dizer que a função principal do protetor bucal é a de absorver e dissipar o impacto, protegendo os dentes de uma possível fratura e também evitar a reabsorção das raízes do dente devido às pancadas. Ele evita dilacerações da mucosa, principalmente em pessoas que usam aparelhos ortodônticos, fraturas na mandíbula e da articulação temporomandibular. Com isso as chances de o atleta sofrer um nocaute diminuem significativamente”, alerta o especialista.

Mas o cirurgião-dentista afirma que a proteção é adequada não apenas para os esportes de luta ou de combate. Esclarece que o protetor bucal é fundamental também para jogadores de futebol, tendo como exemplo o português Cristiano Ronaldo e o goleiro Fábio do Cruzeiro, bem como atletas de corrida e basquete.

Segundo a Academia Americana de Odontologia Esportiva, o uso do protetor bucal personalizado diminui em 80% o risco do trauma dental. “Os protetores pré-fabricados são facilmente encontrados em lojas de artigos esportivos, possuindo vários modelos, porém com poucas alternativas de tamanho. Os populares protetores do tipo ‘ferve e morde’, possuem limitações, pois sua adaptação nos dentes é muito pequena, soltando-se facilmente e exigindo que o atleta mantenha os dentes sempre serrados para que não se soltem, o que acaba limitando a respiração pela boca”, esclarece Benedetti.

O segundo tipo, de acordo com Hugo Benedetti, são os protetores bucais personalizados, aqueles feitos pelo dentista, a partir de uma moldagem do atleta. “São aparelhos confeccionados em placas de silicone ou materiais mais modernos, como nos protetores laminados, que podem ser coloridos, ter o nome do atleta ou uma figura. Esses protetores laminados são feitos de E.V.A., que é um material que oferece uma absorção de impacto até seis vezes maior do que protetores convencionais”, afirma o cirurgião-dentista.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por