SAÚDE

Dentistas aproveitam benefícios do botox para tratamento de dor

Poucas pessoas sabem, mas a toxina botulínica tem importante indicação terapêutica no tratamento de doenças pelo excesso de contração dos músculos mastigatórios

Thassiana Macedo
Publicado em 08/10/2011 às 12:00Atualizado em 19/12/2022 às 21:55
Compartilhar

No mês passado, o Conselho Federal de Odontologia publicou no Diário Oficial da União, norma proibindo dentistas de usar a toxina botulínica, mais conhecida como Botox, aplicado contra rugas, para fins estéticos, podendo usar a toxina somente em casos terapêuticos. Isto porque as substâncias são altamente eficazes no tratamento de problema que é capaz de tirar qualquer pessoa do séri as dores frequentes.

Flávia Ramos Venâncio, especialista em ortodontia, explica que os benefícios estéticos da toxina botulínica são bem conhecidos pelas pessoas, mas ela alerta que, para resolver problemas com rugas de expressão, entre outros pontos, é preciso que ele seja aplicado por um médico dermatologista. “Na nossa área, a principal finalidade do Botox é o relaxamento muscular e, com isso, melhora a ocorrência de dores. Nós o aplicamos nos músculos da mastigação, o que melhora muito o surgimento de dores orofaciais e até alguns tipos de enxaqueca. Não todos, mas alguns casos de enxaqueca que estejam ligados ao hábito do ‘apertamento’ de dentes e tensões mastigatórias”, explica Flávia.

Poucas pessoas sabem, mas a toxina botulínica tem importante indicação terapêutica no tratamento de doenças causadas pelo excesso de contração dos músculos mastigatórios, seja o simples apertamento dental ou doença popularmente conhecida como bruxismo, assimetrias faciais, hipertrofia de músculos e disfunções das articulações temporomandibulares, tensões no pescoço e aliviar dores lombares relacionadas às disfunções bucais. Na odontologia, o Botox pode ser utilizado com sucesso para a correção do “sorriso gengival”, que se caracteriza pela elevação acentuada do lábio superior ao sorrir, mostrando grande faixa de gengiva.

Quando injetada nos músculos, a toxina botulínica bloqueia a liberação da acetilcolina, substância neurotransmissora responsável por promover a contração muscular. É a paralisação do músculo que promove o relaxamento necessário para a diminuição da dor.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por