O atendimento varia de acordo com a necessidade da criança ou do adolescente, podendo ser curativo, preventivo e educativo. O tratamento é completo e totalmente gratuito
Na terça-feira, 25, a Turma do Bem, com o apoio da patrocinadora Oral-B, vai realizar pela segunda vez a maior triagem odontológica do mundo. O evento será realizado simultaneamente em mais de 270 municípios do Brasil, com a ajuda de 12 mil voluntários, em dez países da América Latina e Portugal. A expectativa é de que 50 mil jovens sejam triados nesse dia. Em Uberaba, cerca de 180 jovens de 11 a 17 anos passarão pela triagem, que este ano ocorre na Escola Municipal Joubert de Carvalho, no bairro Valim de Melo. Desde 2011, 148 crianças e adolescentes do município já foram atendidos.
De acordo com a coordenadora do Dentistas do Bem em Uberaba, Alessandra Araújo, o objetivo do projeto é identificar adolescentes de baixa renda, com idade entre 11 e 17 anos, que necessitam de tratamento odontológico. “A importância desse programa é diminuir o índice de cárie naquelas crianças mais carentes, porque os que vêm aqui são justamente os que não têm acesso pelo atendimento particular nem pela rede pública. Muitas vezes isso acontece porque a própria família não sabe onde procurar esse tipo de tratamento, pois acredita que no posto de Saúde tem somente médicos. Então, indo à escola e detectando a carência, damos atendimento aqueles que estão sem atendimento nenhum”, destaca.
Os jovens selecionados serão encaminhados para os 33 dentistas voluntários cadastrados no município, que farão todo o tratamento gratuitamente até que os pacientes completem 18 anos em seus próprios consultórios. A odontopediatra lembra que profissionais que tiverem interesse em participar do projeto podem se cadastrar sem custos e escolher quantas crianças querem atender. Para isso, ela explica que basta entrar no endereço eletrônico www.turmadobem.org.br, clicar no link “Seja um Dentista do Bem”, à direita da tela, e preencher o formulário com seus dados e contatos profissionais. Para solucionar dúvidas sobre como participar do projeto em Uberaba, a especialista atende pelo telefone 3312-7774.
O atendimento varia de acordo com a necessidade da criança ou do adolescente, podendo ser curativo, preventivo e educativo. O tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia e periodontia (gengivas), próteses e implantes, colocação de aparelhos ortodônticos, limpeza, entre outros.
A odontopediatra ressalta que o ideal é que o cuidado com a saúde bucal comece durante a gestação, com a oferta de informações sobre prevenção à gestante, e na criança, antes do nascimento do primeiro dente. “Só que esse projeto é de 11 a 18 anos, porque visa a ajudá-la a entrar no primeiro emprego com a aparência saudável. Por ser uma criança carente, que já vem de uma área de vulnerabilidade, quando jovem, se estiver com a boca descuidada, não conseguirá o primeiro emprego. Ou seja, o que esta entidade Turma do Bem visa é fazer com que os jovens atinjam 18 anos tendo a arcada dentária saudável, pois sabemos que ela é um cartão de visita, principalmente para quem vai tentar o primeiro emprego em lojas e supermercados, por exemplo”, completa a odontopediatra Alessandra Araújo.