Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 350 milhões de pessoas em todo mundo têm depressão
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 350 milhões de pessoas em todo mundo têm depressão. Trata-se ainda da primeira causa de incapacitação ao longo da vida. Pesquisa realizada com 12 mil brasileiros revela que 10% dos adultos apresentam sintomas de depressão. Porém, somente 28% receberam diagnóstico e apenas 15% utilizam medicações para controle da doença.
Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), mais de 80% das pessoas com depressão podem melhorar se receber o tratamento correto. A maioria dos indivíduos, no entanto, busca auxílio médico somente para tratar os primeiros sintomas da síndrome ou as recaídas.
Segundo o psiquiatra Kalil Duailibi, os sintomas da depressão, como diminuição da memória, aumento da irritabilidade, queda na capacidade de concentração e até mesmo dores afetam relacionamentos, a tomada de decisões e prejudicam o desempenho no trabalho. “Se o depressivo não recebe tratamento, a presença desses sintomas aumenta a chance de recaídas. Pequeno episódio pode desencadear a depressão de novo”, afirma Duailibi.
Sintomas. Apatia, desinteresse por atividades rotineiras, insônia ou excesso de sono, perda de apetite, irritabilidade, dificuldade de digestão, fadiga e sintomas físicos dolorosos são sinais de depressão. O diagnóstico da depressão é feito a partir de mais de 15 dias de sintomas. (TM)