SAÚDE

Dermatologista indica os três passos para uma pele saudável

Excesso de sebo na pele dá origem a cravos, enquanto a proliferação de micro-organismos provoca a inflamação característica das espinhas

Publicado em 01/03/2012 às 13:18Atualizado em 17/12/2022 às 08:41
Compartilhar

Quem deseja ter uma pele saudável e bonita precisa ter alguns cuidados diários e manter uma boa alimentação. Com essas dicas é possível vencer, inclusive, um mal que deixou de ser exclusivo da adolescência: a acne. Cravos e espinhas são comuns na juventude, mas tem atingido cada vez mais adultos e é um problema que pode ser prevenido com passos simples. Para a dermatologista Raquel Toyota, os três principais passos do cuidado diário devem ser limpeza, tonificação e hidratação. E a fórmula ideal para peles oleosas e com acnes deve vir reforçada com ácido salicílico.

“A acne é uma doença de pele muito frequente, gerada pela obstrução dos poros, pelo excesso de sebo produzido, como também pelo estreitamento e obstrução da abertura do folículo, dando origem a cravos pretos e cravos brancos. Estas condições favorecem a proliferação de micro-organismos, que provocam a inflamação característica das espinhas”, explica Raquel.

A especialista destaca que a doença tem relação com predisposição genética e suas manifestações dependem dos hormônios sexuais. “Por essa razão, as lesões surgem a partir da puberdade, época em que esses hormônios começam a ser produzidos, atingindo a maioria dos adolescentes. Mas a acne não atinge apenas adolescentes, podendo persistir na idade adulta e, até mesmo, surgir nesta fase. Esse quadro é mais frequente entre as mulheres”, esclarece.

Por isso, a dermatologista alerta o quanto é importante higienizar diariamente a pele, pois o acúmulo de sebo, sujeira e de “células mortas” na pele facilita o aparecimento de lesões de acne, contribuindo para a piora do quadro.

“O ideal é utilizar sabonetes adequados para a pele do rosto e com ativos que facilitem a remoção da oleosidade excessiva. O adstringente complementa a limpeza da pele, retirando resíduos difíceis de eliminar e ajudando a controlar a oleosidade da pele ”, frisa Toyota.

Já o sabonete esfoliante ajuda a desobstruir os poros da pele, prevenindo a formação de cravos. Se for à base de ácido salicílico, permitirá, ainda, a saída do excesso de sebo e a redução do tamanho dos poros. E mesmo quem tem a pele oleosa precisa usar hidratante. Neste caso, a recomendação da especialista é preferir as loções livres de óleo, as emulsões leves e fluidas e os géis.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por