SAÚDE

Detecção de anemia falciforme é incluído no pré-natal

Chamado eletroforese de hemoglobina, a inclusão do exame no Sistema Único de Saúde vai gerar impacto anual

Publicado em 17/03/2012 às 15:42Atualizado em 19/12/2022 às 20:44
Compartilhar

No dia 8 de março, o Ministério da Saúde anunciou a inclusão do exame para a detecção da anemia falciforme na lista dos procedimentos realizados no pré-natal na rede pública de saúde.

Chamado eletroforese de hemoglobina, a inclusão do exame no Sistema Único de Saúde (SUS) vai gerar impacto anual de R$ 12 milhões aos cofres públicos. O investimento será feito através do programa Rede Cegonha.

A anemia falciforme é uma doença hereditária, caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, que ficam com o formato de uma foice. Essa forma faz com que os glóbulos se tornem mais suscetíveis a romper, o que causa anemia. A doença é mais comum em pessoas negras, mas pode também ser observada em pessoas pardas e brancas, devido à miscigenação.

O governo anunciou, também, mudanças na classificação de gestação de risco. Antes eram considerados apenas fatores fisiológicos e condições clínicas apresentados pela gestante durante a gravidez. Agora, foi incorporado o conceito de risco social, o que inclui mulheres dependentes químicas, adolescentes e gestantes extremamente pobres.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por