Os agrotóxicos são substâncias químicas utilizadas em produtos agrícolas e pastagens, com a finalidade de...
Os agrotóxicos são substâncias químicas utilizadas em produtos agrícolas e pastagens, com a finalidade de alterar sua composição e, assim, preservá-los da ação danosa de insetos e micro-organismos nocivos. Eles podem ser encontrados em vegetais, como verduras, legumes, frutas e grãos; no açúcar, no mel e no café. Nos seres humanos, a ação do agrotóxico pode ser prejudicial, desenvolvendo doenças como câncer de pâncreas, fígado, testículos e outros, tornando assim fatal.
A lavagem simplesmente não resolve o caso, pois as substâncias tóxicas não são hidrossolúveis, ou seja, não somem com a ação apenas da água. Lavar o alimento com detergente pode retirar até 70% dos resíduos de agrotóxicos. Mas o médico Hasime Tokeshi, consultor científico do Centro de Pesquisa Mokiti Okada CPMO, que pesquisou sobre a presença de venenos no organismo humano, apresentou extenso trabalho sobre os efeitos terríveis desses produtos e não recomenda o uso de detergentes sequer para lavagem de louças e utensílios de cozinha. Ele alerta para presença de substâncias “fenólicas”, encontradas em 33 marcas de produtos no mercado, segundo o estudo. Além do problema dos agrotóxicos, o médico afirma que mulheres que lavam louça com detergentes não biodegradáveis tem mais chances de desenvolver o câncer de mama.
Com base nisso, recomenda-se não lavar alimentos com detergente. O ideal é fazer a limpeza dos alimentos com solução de hipoclorito, feito com uma colher de café do produto granulado para cada 3 litros de água filtrada ou fervida. Os alimentos devem ser mergulhados nessa solução por 20 minutos e depois precisam ser lavados com água corrente, de preferência filtrada, para eliminar todos os resíduos impróprios para o consumo.