SAÚDE

Dia do Doador de Sangue terá uma semana de comemoração

Doar sangue é fundamental para pacientes atendidos em emergências e que sofrem de doenças hematológicas ou doentes transplantados

Thassiana Macedo
Publicado em 25/11/2013 às 12:00Atualizado em 19/12/2022 às 10:05
Compartilhar

Fernanda Borges

Paulo Martins ressalta que o objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue e medula

Hoje, dia 25 de novembro, é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. A Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH) alerta que, apesar das campanhas de conscientização quanto ao ato de doar voluntariamente, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que a média de doadores de sangue está entre 3% e 5% em relação à população de todo o mundo. A média brasileira é de 1,9% nos últimos cinco anos; destes, 40% o fizeram pelo menos duas vezes ao ano. Por isso, todos os anos, o Hemocentro Regional de Uberaba realiza uma série de homenagens e ações voltadas aos doadores. Até dia 30, quem comparecer à unidade para doar ganhará um lanche especial e camiseta da campanha.

De acordo com o coordenador do Hemocentro, médico Paulo Roberto Juliano Martins, como em anos anteriores, foi realizado o Concurso de Frases e Desenhos, com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a importância da doação de sangue e medula óssea. Ele explica que doar sangue é fundamental para aqueles pacientes atendidos em emergências nos hospitais da cidade e da região com grande perda sanguínea, que sofrem de doenças hematológicas ou doentes transplantados que necessitam de sangue continuamente para sobreviver.

Segundo Ieda Alves de Souza, responsável pelo Setor de Captação e Cadastro do Hemocentro, a frase premiada foi “Doe sangue: ajude as pessoas e salve vidas”, de autoria da primeira colocada do concurso, Ana Clara Colengui Santos. Em segundo ficou a sugestão de Lorena Silva Teixeira, ambas alunas do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, e em terceiro, Ana Gabriela Ruiz Takao, do Colégio Nossa Senhora das Dores. O 1º lugar ganhou uma bicicleta, patrocinada pela Golé; o 2º, um MP4, com patrocínio da Unicred, e o 3º, um relógio de pulso, da Opção Joalherias.

Ieda destaca que, nesta terça-feira, dia 26, a comemoração da Semana do Doador de Sangue ocorrerá no Anfiteatro da Funepu, localizado na avenida Getúlio Guaritá, nº 331, bairro Abadia. A partir das 9h30, o Hemocentro realizará uma série de homenagens aos principais doadores e parceiros da unidade, sendo Uniube, Lions Clube de Ibiá, Corpo de Bombeiros e Usina Santo Ângelo.

Doação. Podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 69 anos, sendo que a idade máxima para a primeira doação é até sessenta anos.

Jovens com 16 e 17 anos somente poderão candidatar-se à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório, cujo modelo de autorização está disponível no site www.hemominas.mg.gov.br. Todos os candidatos devem pesar acima de 50 quilos; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não ter tido hepatite após os 11 anos de idade e que não tenham tido permanência ou visita às regiões brasileiras endêmicas para doença de Chagas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por