Celebrado no último dia 15 de julho, o Dia do Homem, assim como a mesma data que comemora o Dia das Mulheres, serve para estimular a população masculina a cuidar da saúde e retomar a importância da prevenção e diagnóstico precoce, além de servir como gancho para discutir as modernas alternativas de tratamento. A data foi justamente criada pelo médico Jerome Teelucksingh, de Trinindad e Tobago, em 1999, com apoio da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Saúde (Unesco), para estimular a população masculina a cuidar da saúde.
Dados recentes divulgados pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer) mostram que no Brasil o câncer de próstata figura como o segundo mais comum entre os homens, atrás somente do câncer de pele não-melanoma. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais prevalente no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total das neoplasias. Considerado um tumor da terceira idade, cerca de três quartos dos casos acometem homens com mais de 65 anos.
O órgão estima que mais de 60 mil novos casos da doença serão diagnosticados apenas em 2012 no Brasil. Diante dessa alta incidência, tão importante quanto a prevenção, torna-se o diagnóstico precoce. E como em qualquer tipo de câncer, é consenso que a doença não precisa estar associada a um atestado de morte. “Com as novas descobertas, tratamentos individualizados de acordo com a linha histológica e drogas cada vez mais avançadas e alvo-específicas, as taxas de remissão ou cura são hoje uma realidade incontestável, ao mesmo tempo em que a qualidade de vida do paciente é cada vez maior”, destaca Anderson Silvestrini, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica. Para o câncer de próstata a medicina conta com alternativas cada vez menos dolorosas.
Como prevenir a doença
Já se sabe que cerca de 30% a 40% dos cânceres podem ser evitados com bons hábitos, seguem abaixo as dicas da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica:
• não fume, o cigarro é responsável por 30% das mortes de câncer;
• mantenha uma dieta equilibrada rica em frutas e verduras, por outro lado, reduza proteína animal do cardápio;
• procure ficar no seu peso ideal, evitando sobrepeso ou obesidade;
• quadros infecciosos, causados por vírus ou bactérias, estão relacionados com 17% de todos os cânceres;
• fundamental adotar um comportamento de sexo seguro, é importante ainda vacinar as adolescentes contra o HPV, antes do início da vida sexual.