Referência estadual no diagnóstico da Dengue, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) recebeu, na última semana, a doação de kits de reagentes feita pelo Centro de Controle de Doenças (CDC), de Atlanta, nos Estados Unidos. A partir de agora, a Funed poderá fazer o diagnóstico da dengue no equipamento PCR em tempo real. É para o laboratório da Funed que vão todos os exames de dengue solicitados pelo município de Uberaba e demais cidades do Estado.
Entre as vantagens da nova metodologia está a emissão do laudo em até cinco dias úteis, ou seja, cinco vezes mais rápido que o exame adotado atualmente para sorotipagem, com isolamento viral, que tem prazo de até 30 dias para a conclusão. De acordo com a referência técnica do Laboratório de Biologia Molecular da Funed, Felipe Iani, o PCR em tempo real, além de mais sensível e específico, é a metodologia mais moderna que existe no mundo e detecta partes específicas do DNA de cada sorotipo viral.
A Fundação já possuía o equipamento PCR em tempo real desde 2010, quando foi adquirido para realizar diagnósticos do vírus da Influenza. A novidade é que, com os novos reagentes, o equipamento será utilizado também para o diagnóstico da dengue.
Apesar de a metodologia ser a mais avançada, Felipe Iani explica que essa técnica só será utilizada na Funed em casos específicos de diagnóstico, como os agudos, óbitos e em algumas situações conclusivas, para a confirmação do diagnóstico. A expectativa é de que, a partir desta semana, a Funed comece a liberar resultados no sistema Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL), software de cadastro e liberação de resultados, com essa nova metodologia de diagnóstico.