SAÚDE

Dieta vegetariana é aliada na prevenção de doenças cardíacas

Carvalho destaca que as pessoas que mantêm uma dieta vegetariana ingerem menos gordura saturada, ou seja, de origem animal

Publicado em 10/04/2013 às 09:04Atualizado em 19/12/2022 às 13:43
Compartilhar

Estudo realizado por cientistas da Universidade de Oxford, na Inglaterra, sugere que deixar de lado carnes e peixes em favor de uma dieta vegetariana pode ter um efeito positivo na saúde do coração. A pesquisa, que avaliou mais de 44 mil pessoas na Inglaterra e na Escócia, indica que os vegetarianos têm 32% menos probabilidade de morrer ou de necessitar de tratamento hospitalar em decorrência de doenças cardíacas.

O médico cardiologista Fábio Cardoso de Carvalho destaca que o estudo avaliou a incidência de doença cardíaca isquêmica ou síndrome coronariana, sendo que 34% dessas 44 mil pessoas eram vegetarianas. “Ao longo de 11 anos de estudo, observou-se que houve 32% menos doenças coronarianas nos vegetarianos do que nos não vegetarianos. Esse é um dado interessante de analisar, porque o estudo sugere que a dieta vegetariana pode ser um fator que diminui a incidência de doenças cardiovasculares”, pontua.

Carvalho destaca que as pessoas que mantêm uma dieta vegetariana ingerem menos gordura saturada, ou seja, de origem animal.

“A redução na ingestão desse tipo de gordura acarreta a diminuição dos níveis de colesterol, particularmente do colesterol ruim, e o aumento do colesterol bom vai ter um impacto direto na pressão

arterial, na aferição dos níveis de colesterol total e também no peso”, afirma.

No entanto, o especialista alerta que apenas a dieta vegetariana não é suficiente para se prevenir contra as doenças cardiovasculares. Fábio de Carvalho explica que os três benefícios agregados ao hábito da dieta vegetariana, como a redução dos níveis de colesterol, do peso e da pressão arterial fazem parte da preocupação com os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

“A questão alimentar é muito significativa, mas não podemos adotá-la como única medida, ou como a medida mais importante, para a prevenção da doença cardíaca. Outros estudos precedentes já mostraram os benefícios de alguns grupos de alimentos, como o vinho tinto ingerido em pequena quantidade e a casca da maçã, que possui flavonoides. A dieta entra como um dos fatores que ajudam na prevenção da doença cardiovascular, mas não adianta a pessoa adotar uma dieta vegetariana ou tomar um cálice de vinho e continuar fumando ou se manter sedentária”, completa.

O cardiologista Fábio de Carvalho alerta que, na realidade, o conjunto de hábitos que compõem o estilo de vida de cada pessoa é que deve ser modificado para a obtenção da saúde e a prevenção de doenças. (TM)

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por