SAÚDE

Dieta vegetariana para as crianças pode causar ausência de nutrientes

Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), aproximadamente 15,2 milhões de brasileiros se declararam vegetarianos em 2012

Thassiana Macedo
Publicado em 18/07/2014 às 20:15Atualizado em 19/12/2022 às 06:51
Compartilhar

Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), aproximadamente 15,2 milhões de brasileiros se declararam vegetarianos em 2012, o que equivale a 8% da população. Segundo médicos que apoiam essa forma de alimentação, para os adultos podem ocorrer vantagens na prevenção de algumas doenças, como hipertensão, diabetes e até câncer, pelo fato de reduzir o teor de gordura saturada no corpo.

A nutricionista Silvia Papini alerta sobre os riscos da dieta vegetariana para crianças. Para ela, uma dieta sem carnes é uma questão polêmica entre especialistas, pois pode causar ausências de ferro, zinco, ômega-3, além das vitaminas D e B12, e afetar o crescimento sadio de uma criança. “Quando pensamos em crianças, principalmente aquelas em período de crescimento – momento mais importante, por proporcionar o desenvolvimento físico e mental para o resto da vida –, qualquer                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                tipo de dieta diferenciada tem que ser muito bem considerada. Primeiro é preciso pensar que a alimentação da criança é prioridade em relação ao seu crescimento e à sua saúde”, ressalta.

Segundo a especialista, a dieta vegetariana, principalmente aquelas restritas ao extremo, conhecidas como veganos, excluem todos os alimentos fontes de proteína animal. “E essas dietas podem trazer consequências importantes, como deficiência de cálcio, ferro, de vitaminas B12 e D e deficiências proteicas. São nutrientes extremamente necessários ao desenvolvimento e à manutenção da saúde e as crianças exigem mais atenção ainda”, explica.

Para as pessoas que, mesmo assim, pretendem estimular a dieta vegetariana entre as crianças, de maneira mais saudável, Silvia Papini recomenda que não invistam no estilo mais restritivo. “Que façam, então, a dieta ovo-lacto, ovo-vegetariana ou lacto-vegetariana, em que se tem uma restrição um pouco menor, mas em hipótese alguma e em momento nenhum essas dietas devem ser aplicadas às crianças sem a orientação específica de um profissional nutricionista e sem acompanhar o desenvolvimento delas para que se possa fazer todas as adequações necessárias”, esclarece a especialista.

A nutricionista ressalta ainda que aquelas pessoas que investem em uma dieta do estilo vegano têm um cuidado muito grande com a suplementação alimentar e a criança também deve tê-lo. “Por isso, o indivíduo que opta pela dieta vegana não pode deixar de fazer um acompanhamento profissional e a criança, muito mais”, completa Silvia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por